Antiga área de palafitas vira parque e muda realidade de comunidade no Recife
Primeira etapa do Parque Linear Roque Santeiro, entregue neste Dia das Crianças, simboliza a transformação social e urbana da comunidade dos Coelhos

A paisagem dos Coelhos, bairro na Zona Norte do Recife, onde a violência ainda é considerada alta, começou a mudar. Neste domingo (12), a Prefeitura do Recife inaugurou a primeira etapa do Parque Linear Roque Santeiro, um espaço de lazer e convivência erguido onde antes havia palafitas. O projeto simboliza uma nova etapa do urbanismo social às margens do Capibaribe.
O novo equipamento público - dedicado ao lazer, à convivência e à contemplação da natureza - foi construído às margens do Rio Capibaribe, no bairro dos Coelhos, substitui uma antiga área de palafitas e habitações precárias, requalificada por meio de um projeto de urbanismo social.
Com a entrega, 224 famílias que viviam em condições insalubres foram reassentadas para o habitacional Sérgio Loreto. O investimento total da obra é de R$ 3,68 milhões, e a segunda etapa do parque deve ser concluída até o fim do ano. O prefeito João Campos (PSB), o senador Humberto Costa (PT) e outras autoridades participaram da inauguração neste domingo, Dia das Crianças.
Urbanismo social e novas oportunidades

“Depois de vir aqui, conversar com as famílias, andar pelas palafitas, vimos que a prioridade máxima era moradia. Nós conseguimos realocar as 224 famílias que estavam aqui para o habitacional Sérgio Loreto, e depois conseguimos elaborar um projeto para a reurbanização dessa área. Com isso, a gente mostra a força do urbanismo social, que dá para fazer bem feito e ouvindo as pessoas, e o resultado quem ganha é a cidade”, destacou João Campos.
Segundo o prefeito, o projeto será ampliado: “vamos ter mais equipamentos esportivos, incluindo uma Academia Recife e pista de caminhada, e também vamos integrar esse parque com o dos Coelhos, do ProMorar, que é o financiamento do BID”, afirmou o prefeito, que estava de bermuda rosa claro e com a camisa do Náutico e tênis.
Humberto Costa falou que a obra é mais do que urbanização: é um símbolo de dignidade, inclusão e esperança. “Aqui, onde antes havia palafitas, hoje há um parque. Com a retomada do Minha Casa, Minha Vida pelo presidente Lula, as famílias da comunidade conquistaram moradia digna, e o espaço foi devolvido ao povo como área de convivência por meio dessa ação liderada pelo prefeito João Campos. Isso mostra que, quando governo federal e prefeitura trabalham juntos, a cidade avança e a vida das pessoas melhora de verdade”, afirmou o senador.
Novo espaço às margens do Capibaribe

O Parque Linear conta com deck de madeira, sistema de drenagem, iluminação, brinquedos e áreas de playground com equipamentos para diferentes faixas etárias. Também foram instalados bancos de passeio e concreto, ampliando o conforto e a acessibilidade.
A estrutura contempla ainda a construção de uma nova ciclovia, que será estendida nas próximas fases do projeto, e uma área arborizada que amplia os espaços de sombra e convivência.
“Hoje conseguimos entregar a primeira etapa, com a Praça da Infância, em um dia muito significativo, que é o Dia das Crianças. Até o ano que vem, a previsão é entregar as etapas restantes do parque, que se unirão ao dos Coelhos, executado pelo ProMorar”, explicou Daniel Saboya, presidente da Emlurb.
Arte urbana e valorização cultural
O muro que cerca o Parque Linear Roque Santeiro agora exibe cores e traços do artista Manoel Quitério, cujas obras refletem o espírito popular e o dia a dia das comunidades recifenses. A intervenção integra o programa Colorindo Recife, do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), que aposta na arte como instrumento de transformação dos espaços públicos.
“Esse é mais um equipamento voltado para as crianças inaugurado pela Prefeitura do Recife, que reforça a importância dessa integração entre os pequenos e os cidadãos do Recife com o Rio Capibaribe”, afirmou Ed Ruas, secretário do GIURB.
Veja também: Recife lança licitação para ponte entre Cordeiro e Casa Forte, a maior em 40 anos
Dia das Crianças com celebração popular

Durante a inauguração, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife promoveu uma programação especial para as crianças, com pipoca, algodão doce e recreadores.
Para Rosemary Carneiro, 44 anos, moradora de Joana Bezerra, o momento representa uma mudança significativa na vida da comunidade: “o que a Prefeitura está fazendo é algo muito importante para a criançada. Isso é coisa que no meu tempo não existia. Ter essa ideia de melhorar a vida das crianças, dos adolescentes, para que eles não fiquem na rua se prostituindo ou se drogando, e tenham esse lazer“, comemorou. Ela esteve no parque ao lado dos dois filhos, de 10 e 5 anos, a sobrinha de 9 e duas vizinhas para aproveitar o novo espaço.
Segunda etapa do parque está em andamento
Com cerca de 35% das obras concluídas, a segunda etapa prevê a instalação de Academia da Cidade, quiosques, continuação da ciclovia e um espaço multiuso. Também estão sendo planejadas uma pista de skate e quadra de areia, ampliando as opções esportivas para a comunidade. A previsão de entrega é no final do ano.
A terceira fase incluirá um deck flutuante, área administrativa e um banco escultórico que funcionará como marco arquitetônico e de convivência. O conjunto consolida o Parque Linear Roque Santeiro como um novo polo de lazer, esporte e integração social no Recife.
Comentários