Projeto do Sebrae estimula cultivo de uvas para produção de vinhos finos no ES
Objetivo é destacar o Espírito Santo entre os polos produtores brasileiros

Um novo projeto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/ES) vai oferecer assistência técnica para produtores que desejem cultivar as chamadas uvas de inverno, usadas na produção de vinhos finos. O objetivo do projeto Vines é colocar o Espírito Santo em destaque entre os polos produtores do Brasil.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e outras instituições estratégicas como o Incaper, o projeto foi lançado no último dia 30 de setembro e oferece aos produtores assistência técnica, modelagem de negócios e apoio para quem quiser montar sua própria cantina.
As uvas de inverno, nas variedades Syrah, Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, exigem cuidados diferentes e condições ideais de cultivo, que foram estudadas com a ajuda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Segundo o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, o lançamento do Projeto Vines vem como um marco para o turismo e o agronegócio capixaba. “Estamos resgatando uma história de mais de 30 anos, quando o Espírito Santo iniciou o cultivo de uvas com o sonho de produzir vinhos. Na época, as variedades escolhidas não eram adequadas para vinhos finos. Hoje, com base em estudos da Embrapa e da Epamig, sabemos que é possível produzir uvas de inverno em regiões já zoneadas pelo Incaper, com manejo e colheita diferenciados, ideais para vinhos de alta qualidade”, ressaltou.
A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Letícia Toniato Simões, também ressaltou que o projeto é importante para a agricultura capixaba. “A nossa vitivinicultura com a produção de vinhos de qualidade, os quais fomos apresentados nesse evento de lançamento do Projeto Vines, vem se estruturando e o Senar entra nessa parceria para ofertar assistência técnica gerencial, diversas capacitações, além de apoio total aos nossos produtores rurais”, disse Letícia.
Durante o evento de lançamento, que aconteceu no Hotel Senac, em Vitória, os convidados puderam apreciar rótulos produzidos em solo capixaba. Um dos produtores participantes contou que utiliza a técnica da dupla poda em sua vinícola, localizada em Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Estado.
“Com a dupla poda, a gente conduziu a colheita da planta para um momento ideal, que é o inverno, onde temos noites frias, dias secos e menos chuva, similar ao clima europeu, que junto à altitude resultou na produção de um vinho de excelência”, destacou Gustavo Gomes Vervloet, da vinícola Cave Rara.

Os empreendedores interessados podem ter mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae, por meio do telefone 0800 570 0800.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários