Campanha alerta sobre riscos de acidentes com produtos cáusticos no ES
Ação educativa neste sábado, no Shopping Vitória, orienta famílias sobre o uso seguro de produtos de limpeza e cosméticos

Neste sábado (11), o Shopping Vitória recebe uma ação educativa da Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes Cáusticos 2025. A iniciativa busca alertar sobre os riscos do uso e do armazenamento inadequado de produtos cáusticos.
Em 2024, 1.221 casos de acidentes cáusticos foram registrados no Espírito Santo, segundo dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox/ES). Desses, mais da metade envolvem crianças de 1 a 4 anos.
A coordenadora do CIAtox/ES, Joanina Bicalho Valli, destaca que os acidentes com produtos cáusticos “são silenciosos, mas devastadores”. Segundo ela, a melhor forma de evitar tragédias é investir em informação e prevenção.
Alguns exemplos de produtos cáusticos são produtos de limpeza (alvejantes, desentupidores de pia, saneantes), cosméticos (como alisantes capilares com amônia) e produtos químicos industriais (baterias de disco, frequentemente presentes em brinquedos e equipamentos eletrônicos).
“A campanha busca sensibilizar famílias e cuidadores, mostrando que atitudes simples, como guardar produtos de limpeza fora do alcance das crianças, podem salvar vidas", reforça Joanina.
Durante o evento haverá distribuição de materiais informativos do CIATox, peças lúdicas para crianças e orientações diretas ao público sobre os riscos ds produtos.
A ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em parceria com o Núcleo Especial de Prevenção e Atenção às Intoxicações (NEPAINT/CIAtox/ES) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Em caso de intoxicação ou exposição a substâncias químicas, o CIATox/ES oferece orientação gratuita e 24 horas pelo telefone 0800 283 9904.
Serviço
Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes Cáusticos
Quando: 11/10 (sábado)
Horário: 10 às 15h
Onde: Shopping Vitória – 1º piso (próximo a Loja Le Biscui)
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários