Vaca dá à luz a bezerras trigêmeas no Sul do ES
Produtor rural dono da vaca, Geraldo Gomes afirmou nunca ter presenciado nada parecido

Na madrugada desta quarta-feira (8), no distrito de Piabanha do Norte, em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, o produtor Geraldo Gomes Leal, de 89 anos, viveu um daqueles momentos que podem marca a vida no campo. Uma de suas vacas da raça girolando deu à luz três bezerras saudáveis.
Com um rebanho de mais de 100 animais, Geraldo se dedica à pecuária leiteira há décadas e afirma nunca ter presenciado nada parecido. O nascimento trigemelar ocorre em apenas 0,01% dos casos, segundo a medicina veterinária, o que torna o episódio um acontecimento raro na pecuária.
As três bezerras nasceram fortes, estão se alimentando bem e a vaca também passa bem. De acordo com especialistas, partos como esse podem estar relacionados a fatores genéticos e, em alguns casos, à superovulação induzida por tratamentos hormonais.
“Apesar da raridade, o mais importante é o acompanhamento nutricional e reprodutivo dessas fêmeas, já que, historicamente, bezerras trigêmeas podem apresentar menor peso e, em alguns casos, infertilidade futura”, explica o médico veterinário Marcos Andrade.
Para a família, o nascimento foi motivo de grande alegria, e também de atenção redobrada.
“É uma felicidade ver que todas estão bem, mas sabemos que o cuidado agora precisa ser redobrado para garantir que elas cresçam fortes e saudáveis, finaliza Genivaldo Ferreira do Norte, 59 anos, filho de Geraldo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários