X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 25°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Café Empresarial da Assevila vai debater expansão da área portuária de Vila Velha

Novas áreas próximas ao porto vão atrair para a cidade “centenas” de investimentos, segundo o prefeito. Assunto será debatido nesta terça em evento

Eliane Proscholdt
Eliane Proscholdt
08/10/2025 - 7:48
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Café Empresarial da Assevila vai debater expansão da área portuária de Vila Velha
Viaduto entre a Lindenberg e a Darly Santos: loteamento empresarial de cerca de 2 milhões de metros quadrados |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Vila Velha se prepara para viver um novo ciclo de crescimento econômico, impulsionado pela expansão da sua área retroportuária, com destaque para o papel estratégico do porto.

A estimativa é que mais de 17 mil empregos diretos sejam abertos a partir da consolidação de zonas estratégicas voltadas à logística e ao comércio exterior, com a instalação de centenas de novas empresas, como anunciou nessa terça-feira (07) o prefeito do município, Arnaldinho Borgo.

Essa perspectiva de desenvolvimento será apresentada no 27º Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), que ocorre nesta quarta-feira (08) e terá como tema a “Infraestrutura e Logística – do Porto à Indústria: Oportunidades que Conectam”.

À reportagem, o prefeito – que vai apresentar no evento os avanços no município em mobilidade, desburocratização e planejamento urbano – revelou que, entre as regiões com maior potencial de transformação, estão as margens da rodovia Darly Santos – onde já foi autorizado um loteamento empresarial de cerca de 2 milhões de metros quadrados.

Arnaldinho Borgo também citou a área que pertencia à Suppin (Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial), do governo do Estado, e foi doada à prefeitura, em Novo México, com aproximadamente 300 mil metros quadrados.

Outro exemplo é a faixa da Rodovia ES-388, região que, de acordo com o prefeito, conta com terrenos hoje classificados como rurais, mas com forte vocação logística e industrial.

“Essas áreas devem atrair negócios dos mais diversos segmentos, especialmente ligados à logística, comércio exterior, armazenagem, transportadoras, centros de distribuição, construção civil, além de setores indiretos, como supermercados, escolas, redes de atacarejo, hotéis, serviços e varejo em geral”, disse Arnaldinho Borgo.

Presença confirmada no evento, o painelista Gustavo Serrão, CEO da Vports, vai falar sobre como o Porto de Vila Velha pode se tornar ainda mais estratégico para a região.

Já o gerente-geral de Operações do Complexo de Ubu, da Samarco, Alysson Werneck, falará sobre como porto, indústria e cidade podem caminhar juntos para impulsionar o desenvolvimento, o emprego e a competitividade do Espírito Santo.

Para o presidente da Assevila, Thomaz Tommasi, o evento tem um papel claro: aproximar quem faz a roda da economia girar. Ele lembra que o encontro está marcado para hoje, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, e vai reunir empresários, gestores e lideranças em um ambiente descontraído, com café da manhã e muito networking.

Plano Diretor Municipal será revisado para a transformação

A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que está em andamento em Vila Velha e deve ser concluída até março de 2026, é o eixo central para a transformação dessas áreas retroportuárias.

O processo prevê audiências públicas com a população e escuta ativa da sociedade civil organizada, além de ampla discussão na Câmara de Vereadores.

“Nesta revisão do PDM, estamos corrigindo distorções do passado e planejando uma cidade mais equilibrada. Vamos redefinir zoneamentos, proteger áreas ambientais, liberar terrenos com vocação empresarial e garantir espaços para habitação de interesse social”, destaca o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Ao final, o município espera oferecer segurança jurídica para quem deseja investir em logística, comércio exterior, construção civil e diversos outros setores conectados ao ecossistema portuário.

Ele citou que dois projetos municipais dão suporte a esse crescimento. Um deles é o Vila Velha Ágil, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral, que reduziu de até 900 para cerca de 300 dias o tempo de tramitação de processos. O programa simplificou e unificou mais de 12 etapas burocráticas, atendendo tanto grandes investidores quanto microempreendedores.

Outro exemplo é o Vila Velha 500 Anos: mapeamento estratégico das áreas com maior potencial de desenvolvimento econômico, dando previsibilidade para investidores.

SAIBA MAIS

O evento

27º Café Empresarial Assevila Infraestrutura e Logística - Do Porto à Indústria: Oportunidades que conectam acontece nesta quarta-feira, a partir das 7h30.

Local: Shopping Praia da Costa - Mezanino praça de alimentação, em Vila Velha.

Mediador: George Bitti, apresentador da TV Tribuna/Band.

Painelistas

Gustavo Serrão

É o CEO da Vports desde maio de 2024. Construiu sua carreira nos setores de Infraestrutura e Logística, ocupando cargos de liderança em empresas de grande porte há mais de 25 anos.

Iniciou sua trajetória profissional na Força Aérea Brasileira (FAB), passou pela Vale e, antes de ingressar na Vports, esteve por 12 anos na VLI Logística, atuando como diretor executivo de Ferrovias e diretor-presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Alysson Werneck

É formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ingressou na Samarco em 2005, como trainee.

Possui MBAs em Estratégia e Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Economia e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Desde 2021, atua como gerente-geral de Operações do Complexo de Ubu, em Anchieta.

Arnaldinho Borgo

Prefeito de Vila Velha.

Fonte: Assevila

Ícone tags Tags Café Empresarial Comércio Exterior crescimento econômico Infraestrutura Logística vila velha

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

COLUNISTAS Plenário Automotor Direto da Redação Vitrine de Negócios ES Eu e Elas DR. João Responde Entre Prateleiras Convergência Gilmar Ferreira Falando de Direito Nutridicas José Antônio Martinuzzo Mundo Digital Papo de Família Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional Tribuna Livre Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Corrida Tribuna Ruas da Cidade Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN ESPECIAL PONTO DE VISTA Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS COLUNISTAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Corrida Tribuna Ruas da Cidade Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN ESPECIAL PONTO DE VISTA Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM