Café Empresarial da Assevila vai debater expansão da área portuária de Vila Velha
Novas áreas próximas ao porto vão atrair para a cidade “centenas” de investimentos, segundo o prefeito. Assunto será debatido nesta terça em evento

Vila Velha se prepara para viver um novo ciclo de crescimento econômico, impulsionado pela expansão da sua área retroportuária, com destaque para o papel estratégico do porto.
A estimativa é que mais de 17 mil empregos diretos sejam abertos a partir da consolidação de zonas estratégicas voltadas à logística e ao comércio exterior, com a instalação de centenas de novas empresas, como anunciou nessa terça-feira (07) o prefeito do município, Arnaldinho Borgo.
Essa perspectiva de desenvolvimento será apresentada no 27º Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), que ocorre nesta quarta-feira (08) e terá como tema a “Infraestrutura e Logística – do Porto à Indústria: Oportunidades que Conectam”.
À reportagem, o prefeito – que vai apresentar no evento os avanços no município em mobilidade, desburocratização e planejamento urbano – revelou que, entre as regiões com maior potencial de transformação, estão as margens da rodovia Darly Santos – onde já foi autorizado um loteamento empresarial de cerca de 2 milhões de metros quadrados.
Arnaldinho Borgo também citou a área que pertencia à Suppin (Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial), do governo do Estado, e foi doada à prefeitura, em Novo México, com aproximadamente 300 mil metros quadrados.
Outro exemplo é a faixa da Rodovia ES-388, região que, de acordo com o prefeito, conta com terrenos hoje classificados como rurais, mas com forte vocação logística e industrial.
“Essas áreas devem atrair negócios dos mais diversos segmentos, especialmente ligados à logística, comércio exterior, armazenagem, transportadoras, centros de distribuição, construção civil, além de setores indiretos, como supermercados, escolas, redes de atacarejo, hotéis, serviços e varejo em geral”, disse Arnaldinho Borgo.
Presença confirmada no evento, o painelista Gustavo Serrão, CEO da Vports, vai falar sobre como o Porto de Vila Velha pode se tornar ainda mais estratégico para a região.
Já o gerente-geral de Operações do Complexo de Ubu, da Samarco, Alysson Werneck, falará sobre como porto, indústria e cidade podem caminhar juntos para impulsionar o desenvolvimento, o emprego e a competitividade do Espírito Santo.
Para o presidente da Assevila, Thomaz Tommasi, o evento tem um papel claro: aproximar quem faz a roda da economia girar. Ele lembra que o encontro está marcado para hoje, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, e vai reunir empresários, gestores e lideranças em um ambiente descontraído, com café da manhã e muito networking.
Plano Diretor Municipal será revisado para a transformação
A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que está em andamento em Vila Velha e deve ser concluída até março de 2026, é o eixo central para a transformação dessas áreas retroportuárias.
O processo prevê audiências públicas com a população e escuta ativa da sociedade civil organizada, além de ampla discussão na Câmara de Vereadores.
“Nesta revisão do PDM, estamos corrigindo distorções do passado e planejando uma cidade mais equilibrada. Vamos redefinir zoneamentos, proteger áreas ambientais, liberar terrenos com vocação empresarial e garantir espaços para habitação de interesse social”, destaca o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
Ao final, o município espera oferecer segurança jurídica para quem deseja investir em logística, comércio exterior, construção civil e diversos outros setores conectados ao ecossistema portuário.
Ele citou que dois projetos municipais dão suporte a esse crescimento. Um deles é o Vila Velha Ágil, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral, que reduziu de até 900 para cerca de 300 dias o tempo de tramitação de processos. O programa simplificou e unificou mais de 12 etapas burocráticas, atendendo tanto grandes investidores quanto microempreendedores.
Outro exemplo é o Vila Velha 500 Anos: mapeamento estratégico das áreas com maior potencial de desenvolvimento econômico, dando previsibilidade para investidores.
SAIBA MAIS
O evento
27º Café Empresarial Assevila Infraestrutura e Logística - Do Porto à Indústria: Oportunidades que conectam acontece nesta quarta-feira, a partir das 7h30.
Local: Shopping Praia da Costa - Mezanino praça de alimentação, em Vila Velha.
Mediador: George Bitti, apresentador da TV Tribuna/Band.
Painelistas
Gustavo Serrão
É o CEO da Vports desde maio de 2024. Construiu sua carreira nos setores de Infraestrutura e Logística, ocupando cargos de liderança em empresas de grande porte há mais de 25 anos.
Iniciou sua trajetória profissional na Força Aérea Brasileira (FAB), passou pela Vale e, antes de ingressar na Vports, esteve por 12 anos na VLI Logística, atuando como diretor executivo de Ferrovias e diretor-presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Alysson Werneck
É formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ingressou na Samarco em 2005, como trainee.
Possui MBAs em Estratégia e Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Economia e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Desde 2021, atua como gerente-geral de Operações do Complexo de Ubu, em Anchieta.
Arnaldinho Borgo
Prefeito de Vila Velha.
Fonte: Assevila
Comentários