Mulheres do Cacau: auxílio na criação de renda e garantia de sustento das famílias
Projeto dá a produtoras a possibilidade de criar renda e garantir o sustento das famílias, oferecendo tecnologias de cultivo e processo

Em apenas três anos dedicada ao cultivo de cacau, Nilzete Capellini viu sua vida se transformar. Integrante do projeto Mulheres do Cacau, presente em municípios como Linhares, Rio Bananal, Colatina, São Roque do Canaã e Santa Teresa, ela encontrou na lavoura uma nova fonte de renda e também autonomia e segurança para sustentar a família.
“Trabalhando com o cacau há quase dois anos, consegui mudar a renda e o sustento da minha família. Hoje pretendo me aposentar e dedicar meu tempo ao cultivo, pelo qual me apaixono a cada dia. Meus olhos se enchem d’água quando vejo o pé de cacau cheio de flores, começando a dar frutos”, contou ela, que mora em Linhares.
“Esse projeto chegou para que mulheres do campo, como eu, que antes só trabalhavam em casa, hoje possam trabalhar com conhecimento na lavoura”, completa.
O Mulheres do Cacau tem como meta reduzir desigualdades de gênero na produção agrícola. A iniciativa aproxima as trabalhadoras das tecnologias de cultivo e processamento, valoriza o papel feminino na cadeia produtiva e oferece assistência técnica especializada. Desde 2022, cerca de 200 agricultoras já foram beneficiadas.
A iniciativa é mantida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), que também promovem cursos de capacitação.
“Com esses cursos, passamos a compreender cada etapa do processo, desde a poda de formação até os cuidados com a planta. O curso de fermentação, por exemplo, abriu um leque de possibilidades para agregar valor ao nosso cacau”, destacou Márcia Ribeiro, presidente da Associação Mulheres de Rio Bananal.
Para o extensionista do Incaper Lucas Calazans, as ações do projeto fortalecem a cultura do cacau e colocam a mulher em posição de destaque.
“As atividades contemplam todas as etapas do manejo adequado da lavoura, como genética, plantio, nutrição, correção do solo, irrigação, controle de pragas e doenças, além da colheita. Também envolvem beneficiamento, fabricação de chocolate e derivados. Quanto mais as mulheres dominam essas técnicas, melhor elas desempenham suas atividades na propriedade”, ressalta.
Saiba mais
Mulheres do Cacau
Objetivo: promover a igualdade de gênero na cadeia do cacau, fortalecendo o protagonismo feminino no campo.
Abrangência
Linhares, Rio Bananal, Colatina, São Roque do Canaã e Santa Teresa.
O que inclui
capacitação técnica, assistência especializada, acesso a tecnologias de cultivo e processamento, apoio em rotulagem e inserção em mercados diferenciados.
Parcerias: Incaper e Seag.
Público-alvo: mulheres ligadas à agricultura familiar que trabalham com cacau.
Impacto: desde 2022, já beneficiou cerca de 200 agricultoras.
Fonte: Incaper.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários