Motorista que atropelou mãe e filha na faixa de pedestre em Vila Velha vai a júri
Wenderson Fagundes foi preso em agosto do ano passado e denunciado pelo Ministério Público

Vai a julgamento, na próxima segunda-feira (06), o motorista Wenderson Fagundes, de 20 anos, acusado de ter atropelado mãe e filha que atravessavam uma faixa de pedestre no bairro Glória, em Vila Velha, no dia 21 de agosto do ano passado. O impacto causou a morte da menina Laura Beatriz, de 5 anos.
Câmeras de videomonitoramento flagraram o momento. Nas imagens, é possível ver Mara Núbia, de 35 anos, na calçada com a filha no colo. Quando o sinal para pedestres abre ela inicia a travessia. Um carro para, enquanto que o outro veículo avança o semáforo em alta velocidade e atinge as vítimas, que são arremessadas metros à frente.
O impacto causou a morte da criança e ferimentos graves à mulher, que precisou passar por cirurgias. O motorista foi preso no dia 27 de agosto de 2024, após ser abordado em um bloqueio da Guarda Municipal de Vitória.
Wenderson foi denunciado pelo Ministério Público ainda em agosto do ano passado, pelos crimes de homicídio contra a vítima Laura Beatriz e de tentativa de homicídio contra a vítima Mara Núbia, com adicional por omissão de socorro.
A denúncia relata que o motorista estava a uma velocidade entre 87 km/h e 95 km/h, em um trecho onde o limite permitido é de 60 km/h. Em seu juízo pleno, evidenciado pelo resultado negativo do teste do bafômetro e pela capacidade de avistar o semáforo vermelho a 140 metros de distância, o denunciado "ignorou a sinalização, assumindo conscientemente o risco de causar o acidente", segundo consta.
Após o atropelamento, Wenderson fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. A denúncia destaca ainda que, ao conduzir intencionalmente um veículo em alta velocidade e desrespeitar a sinalização, ele utilizou um meio que sabia ser perigoso, expondo a risco um número indeterminado de pessoas, incluindo motoristas e pedestres que transitavam ou estavam nas proximidades da via.
O julgamento está previsto para as 13 horas da próxima segunda (06), na 4ª Vara Criminal de Vila Velha. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado. Caso seja condenado pelo júri, Wenderson segue preso e começará a cumprir a sentença.
TRÂNSITO
De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT), delegado Maurício Gonçalves da Rocha, o episódio choca não apenas pelo resultado trágico, mas pela sequência de condutas que violam os princípios mais básicos de respeito à vida e ao dever de cuidado no trânsito.
"Na noite em questão, mãe e filha atravessavam na faixa de pedestres, com o semáforo de pedestres aberto, quando foram atingidas por um veículo que avançou em desrespeito à sinalização. A criança, de apenas 5 anos, infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a falecer, enquanto a mãe sofreu graves lesões. Segundo as investigações, o motorista fugiu do local e não prestou socorro às vítimas, e as imagens de videomonitoramento confirmam que o semáforo estava aberto para os pedestres."
O delegado afirmou que a sociedade tem o direito de exigir que o trânsito seja um espaço de cuidado e proteção à vida. "Cada morte evitável representa um vazio irreparável em uma família, e não podemos normalizar tamanha dor. É preciso que esse sofrimento nos desperte para a responsabilidade coletiva de tornar o trânsito um lugar seguro, onde vidas sejam preservadas e respeitadas".
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários