“Treinamos em condições de sauna”, revela Bortoleto
Brasileiro estreia no circuito em meio ao primeiro alerta oficial de calor da F1 e conta ter treinado no simulador com moletons

O brasileiro Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, revelou que utilizou um método pouco convencional para se preparar para o GP de Singapura na Fórmula 1: treinou no simulador vestindo vários moletons para tentar se adaptar ao forte calor esperado na corrida, que terá transmissão da TV Tribuna/Band.
A prova, marcada para domingo, terá pela primeira vez na história da categoria a realização sob “alerta de calor”, conforme anunciado ontem pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A medida foi tomada porque há expectativa de que a temperatura supere os 31ºC durante a corrida noturna. De acordo com o Artigo 26.19 do Regulamento Esportivo, quando a previsão meteorológica oficial indica esse cenário, é declarado “risco de calor”. Assim, todas as equipes precisam instalar sistemas de resfriamento nos carros.
Já os pilotos têm duas opções: usar um colete de resfriamento ou carregar um lastro adicional de 0,5kg. Mesmo que optem por não vestir o colete, o sistema deve permanecer no carro para manter a igualdade entre os competidores.
Inicialmente, a FIA pretendia tornar o colete obrigatório, mas após reclamações de pilotos durante os testes, decidiu deixá-lo opcional apenas nesta temporada. O equipamento, composto por uma rede de tubos com líquido refrigerante, é desconfortável no apertado cockpit. A partir do próximo ano, porém, será obrigatório em situações de calor extremo.
Bortoleto, que faz sua estreia no circuito asiático, contou que buscou alternativas próprias para encarar o desafio climático. “Treinamos um pouco em condições quentes, tipo sauna. Fiz um pouco de trabalho no simulador usando vários moletons. Tentando simular alguma coisa, mas no simulador você não fica muito cansado, então é um pouco difícil”, explicou.
Ele revelou ainda que a ideia surgiu de madrugada. “Era 1h da manhã e eu não conseguia dormir. Pensei: estou pilotando no simulador, então por que não colocar uns moletons e dirigir assim? Veio na minha cabeça e eu fiz”, contou.
Apesar da preparação improvisada, o piloto ressaltou que a consistência ao longo do ano é o que realmente faz a diferença. “Quero dizer, não é uma semana que vai te deixar pronto para uma corrida. É sobre o ano inteiro fazendo o trabalho certo, então acho que deve estar bom”, avaliou.
Programação
Sexta-feira (03)
6h30: Treino livre 1 (BandSports);
10 horas: Treino livre 2 (Bandsports);
Sábado (04)
6h30: Treino livre 3 (BandSports);
10 horas: Classificação (TV Tribuna/Band);
Domingo (05)
9 horas: Corrida (TV Tribuna/Band).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários