Empresário e amigo comeram peixe cru e racionaram água até serem resgatados
Depoimento foi dado por Maikel Araujo e Ronald Menezes, que foram localizados à deriva por um navio; eles foram encontrados com sinais de desidratação

O empresário, criador do “Macakids”, e o amigo que estavam desaparecidos desde domingo (28) depois de terem saído para uma pescaria submarina tiveram que comer peixe cru e racionar água durante o tempo em que ficaram à deriva no mar.
Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e Ronald Menezes, de 40, foram encontrados nessa terça-feira (30) por um navio mercante que estava a pouco mais de 3 quilômetros do Porto do Açu, em Campos dos Goytacazes.
Os pescadores foram encontrados com vida, porém com sinais de desidratação. O navio mercante estava fundeado no Porto de Açu, em Campos do Goytacazes, e ao iniciar o retorno para alto-mar, para a retomada dos trabalhos, encontrou a embarcação com os pescadores à deriva.
Apesar do racionamento, no momento em que foram encontrados, por volta de 17h30 dessa terça-feira, já estavam sem água potável.
“Eles disseram ter se alimentado de peixe cru pescado por eles mesmos. Eram pescadores experientes, o que ajudou bastante”, contou o tenente-coronel Cristiano Malacarne, diretor-adjunto de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).
A região onde foram encontrados já estava sendo mapeada pelo estudo de correntes e marés, que mostraram os ventos e as correntes desde a tarde de domingo.
“As análises mostravam que eles poderiam passar por Farol de São Thomé, no Rio de Janeiro, e serem levados pelas correntes em direção à capital”.
A embarcação que os resgatou não consegue chegar à costa. Cristiano contou que o planejamento é que essa embarcação ancore próximo ao Porto do Açu.
“De lá, uma lancha menor, que já acompanha a operação, vai receber os dois pescadores e levá-los até o porto. Nós já enviamos uma caminhonete da base mais próxima, do 3º Batalhão em Cachoeiro, para transportá-los de volta até Vitória”. A previsão de chegada era para a madrugada desta quarta-feira (01º).
De acordo com o tenente-coronel, os pescadores relataram que a embarcação em que estavam, de cerca de 5 metros de comprimento, sofreu uma pane elétrica, o que deixou os pescadores e a embarcação à deriva. “A partir daí, os ventos e as correntes os arrastaram até aquela região”.
Pescaria
Maikel e Ronald estavam desaparecidos desde o último domingo, quando saíram para fazer uma pesca submarina. Eles foram vistos pela última vez por volta das 4 horas da madrugada, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo.
Detalhes do resgate
Resgate
Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e Ronald Menezes, de 40, foram resgatados pelo navio mercante Santos Supplier, da Empresa Bram, prestadora de serviço da Petrobras.
A embarcação estava fundeada no Porto de Açu, em Campos do Goytacazes (RJ). Por volta de 17h30 dessa terça-feira, quando retornava para o alto-mar, para retomada dos trabalhos, o piloto avistou uma embarcação à deriva e os tripulantes fazendo sinal, pedindo socorro.
O resgate aconteceu a cerca de 2 milhas (pouco mais de 3 quilômetros) do Porto de Açu, em direção a alto-mar.
Pane
A bordo do navio, Maikel e Ronald informaram que houve uma pane no sistema elétrico da embarcação, o que os deixou à deriva.
O Comandante do Santos Supplier informou que os tripulantes do navio jogaram uma corda e puxaram a lancha Monkey Sub para contrabordo.
Peixe cru
Maikel e Ronald estavam com sede e informaram que comeram peixe cru e racionaram a água que tinham.
Na noite de terça, estavam se deslocando para o Porto de Açu, sendo escoltados pela Marinha do Rio de Janeiro e com a lancha a reboque.
Retorno
Uma viatura do CBMES conduzirá Maikel e Ronald para passar por avaliação médica e retornar ao Espírito Santo. A previsão de chegada era para a madrugada desta quarta-feira.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



Comentários