Brasil lança Marca Nordeste para atrair turismo estrangeiro para a região
O lançamento, que aconteceu em feira internacional na Argentina, é resultado de um trabalho conjunto entre o Consórcio Nordeste e a Embratur

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste lançou nesta segunda-feira (29), em Buenos Aires, na Argentina, durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2025), a marca "Nordeste – uma só viagem, diversos destinos". A iniciativa representa um esforço estratégico para posicionar os nove estados nordestinos como um destino internacional integrado. O objetivo principal é consolidar uma identidade própria e aumentar significativamente a atração de visitantes estrangeiros, capitalizando a diversidade cultural, natural e econômica da região em um mercado global que é bastante competitivo.
O lançamento oficial ocorreu no estande da Embratur e contou com a presença de importantes lideranças. Estiveram presentes o governador de Alagoas, Paulo Dantas, que representou o Consórcio Nordeste, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A necessidade de apresentar a região como um produto unificado foi destacada por Marcelo Freixo. “O Nordeste é uma das regiões mais encantadoras que o Brasil tem. É uma cultura muito forte, uma natureza muito forte, uma gastronomia e economia muito diversas. Por isso, é muito necessário que se trabalhe enquanto um produto, enquanto uma região, para se tornar mais competitivo em termos internacionais”, afirmou o presidente da Embratur.
TRABALHO CONJUNTO ENTRE O CONSÓRCIO NORDESTE E A EMBRATUR
A ação faz parte do plano de trabalho estabelecido em 2024 entre a Embratur e o Consórcio Nordeste, formalizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que prevê uma série de ações promocionais para impulsionar o Nordeste no exterior, incluindo campanhas de marketing direcionadas, roadshows em países da Europa, ações institucionais estratégicas e o desenvolvimento de parcerias sólidas com o setor privado, essenciais para ampliar a visibilidade e o acesso da região nos mercados internacionais de turismo.
Comentários