Temperatura chega a -5ºC com nova geada no Parque do Caparaó
Guia de turismo Ivan de Souza registrou o fenômeno no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, na manhã de domingo

Uma nova forte geada no Parque Nacional do Caparaó surpreendeu moradores e frequentadores do local, na manhã de domingo (28). O registro foi feito pelo guia de turismo Ivan de Souza, de 37 anos. Atuando há mais de 17 anos na região, ele registrou o fenômeno no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, onde os termômetros chegaram a -5 ºC.
A paisagem congelada cobriu árvores e pastos, chamando a atenção de visitantes que subiam a serra para acompanhar o nascer do sol. Não é a primeira vez que a região registra o fenômeno neste ano. Em maio, a temperatura chegou a -3 ºC e, em junho, a -2 ºC, cobrindo a paisagem com gelo.
“Quando cheguei ao acampamento Casa Queimada, fiquei impressionado. Toda a vegetação estava coberta de gelo, parecia um cenário de filme. Foi um momento que não se vê todos os dias, ainda mais na primavera”, relatou Ivan, que transportava turistas para o ponto de apoio antes da subida ao Pico da Bandeira.
Além do frio intenso, a geada surpreendeu os visitantes. “As pessoas ficaram maravilhadas. Muitos não estavam preparados para o frio, mas se encantaram com a beleza do Caparaó. Para mim, é gratificante mostrar essas paisagens”, disse o guia.
Segundo ele, a intensidade do fenômeno foi marcante. “A geada estava tão forte que dava para ouvir o gelo estalando nas folhas e nos galhos das árvores. É uma oportunidade única para registrar imagens incríveis. Algumas corredeiras até apresentavam pequenas camadas de gelo”, descreveu.
Embora a primavera seja conhecida por temperaturas mais amenas, Ivan lembrou que o frio é uma característica marcante do Caparaó. “É comum sentir frio rigoroso no início da manhã, mas ver geada nesse período do ano é raro. Isso mostra o quanto nosso clima pode ser extremo”, finalizou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários