Operação contra expansão do Comando Vermelho prende 12 pessoas no Rio de Janeiro
Ao menos 12 pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira, 29, durante uma operação contra o avanço do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. As prisões foram realizadas durante uma ação conjunta das polícias Civil e Militar e do Ministério Público fluminenses.
Agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão nas comunidades de Gardênia Azul e Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. O objetivo, afirmam as autoridades, é desarticular a facção, prender lideranças e apreender armas, drogas e materiais de comunicação. A operação mira, dizem, “criminosos responsáveis por homicídios, ataques a agentes de segurança e graves violações à ordem pública”. Segundo as autoridades, houve apreensão de um fuzil, pistolas e drogas.
A operação partiu de investigações que revelaram a estrutura e o funcionamento de núcleos armados da facção na região. Segundo os órgãos de segurança, há “robustas provas”.
“As investigações revelaram que os traficantes utilizam violência armada, expulsam moradores, intimidam sistematicamente a população local e usam drones para monitorar incursões policiais”, informou a Polícia Civil, em nota. Ainda de acordo com a corporação, os grupos de Gardênia Azul e Cidade de Deus têm papel estratégico na logística de expansão do Comando Vermelho por toda a zona oeste carioca.
Comentários