Navios-garagem para mais de 7 mil carros no ES
Embarcações como a norueguesa Manon Bergen, com 228 metros de comprimento, têm sido mais frequentes no litoral capixaba

Navios-garagem com capacidade para transportar mais de 7 mil veículos estão entre as grandes embarcações que passam pelo Porto de Vitória.
Um exemplo recente de embarcação desse tipo que esteve no Estado é o navio Manon Bergen, com bandeira da Noruega, que conta com 228 metros de comprimento e de 32,29 metros de largura.
Com capacidade para 7.194 veículos, o navio parou no Porto de Vitória na última semana para trazer 616 carros e quatro máquinas (como escavadeiras e rolo compressores), vindos da China.
Daqui, ele partiu para Zarate, na Argentina, levando caminhões.
Conforme explica a coordenadora de planejamento de operações da Vports, Salma Silva Paiva, navios-garagem são aqueles do modelo RoRo – sigla para “Roll On and Roll Off”, que, em inglês, significa “Rolar para Dentro e Rolar para Fora” –, que contam com um espaço semelhante a uma garagem de um shopping para manter os veículos.
Os carros são retirados dos navios-garagem por meio de uma rampa, que também funciona como uma espécie de elevador.
Diferentemente do navio transportador de contêiner, o navio RoRo é todo fechado, como se fosse um grande estacionamento vertical com várias rampas internas onde, na maioria das vezes, é possível ajustar a altura dos andares de acordo com o tipo de carga.
A vantagem dos modelos RoRo é que ele dispensa a necessidade de esvaziar os tanques de combústiveis e de retirar a bateria dos veículos transportados, prática que era realizada antes do surgimento dessa categoria de navio e tornava o processo mais demorado, arriscado e difícil.
Apesar do tamanho, o Manon não é o maior navio a já ter passado no Porto de Vitória. Isso porque, recentemente, a Vports realizou estudos que permitiram a ampliação da capacidade do porto de 228 para 245 metros de comprimento, permitindo a passagem de navios Panamax.
Os Panamax são modelos com capacidade de carregamento está na faixa de 65 mil a 80 mil toneladas de porte bruto (TPB), e têm tamanho semelhante àqueles que passam nas eclusas do Canal do Panamá.
Com isso, o Porto de Vitória passou a poder receber o dobro de navios, indo de 504 para 1.089 embarcações.
Sistema pioneiro em Vitória de controle de tráfego
A Vports dispõe de um sistema de monitoramento pioneiro e único no Brasil, o VTMIS, que garante a gestão do tráfego marítimo, todos os dias da semana, 24 horas, conforme explica o coordenador do serviço de tráfico de embarcação da empresa Agostinho Sobral.

Por meio de câmeras e radares, localizados em pontos estratégicos, é possível acompanhar em tempo real o posicionamento de navios e sua movimentação, incluindo a rota traçada no acesso ao porto, estabelecendo contato direto por sistema de rádio com as embarcações.
Segundo Sobral, o objetivo é contribuir para a segurança das operações e garantir o cumprimento das normas locais, nacionais e internacionais.
“Quando os navios chegam, eles entram em contato via rádio com a gente, passam uma série de informações, e a gente também pergunta várias questões para eles responderem. O primeiro contato que eles fazem com a gente são quando eles estão há mais de meia hora daqui. Nessa posição, a gente já sabe se ele vai atracar, se ele vai estacionar. E nessa distância, a gente já passa para ele onde ele vai fundear ou para onde ele tem que ir para entregar o prático”.
Os navios e suas categorias
Existem diversos modelos de navios, que se categorizam principalmente pela sua função, além de modelos especializados para cargas específicas ou serviços logísticos.
Navios de Carga
- Porta-Contêineres: Transportam grandes contêineres de aço, muito usados na exportação de diversos produtos.
- Graneleiros: Especializados em transportar cargas soltas, como grãos, minérios e carvão.
- Carga Geral: Embarcações versáteis para cargas não padronizadas, que não se encaixam em contêineres, como produtos de madeira e equipamentos diversos.
- Ro-Ro (Roll-on/Roll-off): Projetados para veículos e cargas paletizadas que são “roladas” para dentro e fora do navio, como navios porta-veículos.
- Frigoríficos: Carregam mercadorias que precisam de refrigeração, como alimentos e produtos congelados.
Navios-Tanque
- Petroleiros: Transportam petróleo bruto ou outros derivados de petróleo, sendo conhecidos como Crude Oil Tankers.
- Gaseiros: Destinados ao transporte de gases liquefeitos, como GLP e GNL, sendo também chamados de tankers.
- Químicos: Específicos para o transporte de produtos químicos, com sistemas e tanques adequados para diferentes substâncias.
Navios Militares
Corvetas e Navios-Patrulha: Embarcações utilizadas para patrulhamento e atividades militares, como a Corveta Classe Imperial Marinheiro da Marinha do Brasil.
Navios Especializados
- Passageiros: Incluem transatlânticos para viagens de longa distância e ferries para transporte local de pessoas e veículos.
- Cargas Projetos: Utilizados para o transporte de cargas de grande porte e peças específicas, como componentes de metalurgia e equipamentos industriais.
Curiosidades
Multipropósito
O Porto de Vitória é um porto Multipropósito, ou seja, recebe uma variedade de cargas: navios graneleiros, navios tanques, navios-garagem e navios porta-contêineres.
Só entra e sai um navio por vez no Canal de Vitória. Por isso, há toda uma programação.
Os navios ficam no fundeio aguardando a autorização de entrada no canal.

Limitações
Todo porto tem limitações relacionadas a calado (o Porto de Vitória de 12,5m, por exemplo).
No canal de Vitória, há uma limitação de altura por conta da Terceira Ponte e de um cabo de energia elétrica que liga o bairro Jesus de Nazaré a Vila Velha.
A altura máxima pra entrar com segurança é de 51,8m.
Todas as informações sobre as especificidades do porto são disponibilizadas na Carta Náutica, um documento que “guia” o comandante.
O navio leva cerca de uma hora pra chegar do fundeio ao porto.
Torre de controle
O VTMIS, que é uma espécie de torre de controle marítima, monitora por câmeras e sensores.
Navio não anda “de ré”. Então, ao entrar e ao sair do porto é preciso fazer uma manobra (quando se vê os navios que parecem estar “dentro” do centro de Vitória). Ela é feita na chamada “bacia de giro”.
Cerca de 30 profissionais participam de uma operação de manobra.
Por mês, o complexo portuário de Vitória recebe cerca de 90 navios.
Ou seja, por mês, são feitas 180 manobras, visíveis da avenida beira-mar no Centro.
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