Entenda o que levou Vitória a ser a cidade mais inteligente do País
A capital do ES ficou em primeiro lugar entre as cidades mais conectadas do Brasil na premiação do Connected Smart Cities

Vitória é a cidade do País com o melhor desenvolvimento e inovações em setores estratégicos como telecomunicações, educação e saúde. A capital do Estado ficou em primeiro lugar entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil na premiação do Connected Smart Cities (CSC) 2025, evento que está sendo realizado em São Paulo.
O estudo traz dados de uma plataforma digital que analisa eixos temáticos e indicadores de serviços públicos de municípios.
“Cidade inteligente é aquela que oferece melhores serviços públicos aos cidadãos. A limpeza urbana, o fornecimento de energia, o transporte e saúde públicos, a oferta de alimentos saudáveis. Tudo isso é analisado”, explica o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Everlam Montibeler.
“Quanto melhor a qualidade dos serviços oferecidos para os cidadãos, melhor ficam os indicadores”, completa o professor.
A educação, um dos eixos temáticos em que Vitória se destacou na premiação, recebe estímulos para atuar de forma inovadora, conta o professor de inglês, educação científica e tecnológica da EMEF Anacleta Schneider, Romullo Souza.

“Na escola, os alunos têm acesso a um laboratório de informática e à ‘Sala Maker’, espaço com equipamentos de última geração, como impressoras 3D. Os estudantes conseguem materializar ideias que ficariam no papel ou em maquetes, e produzem conhecimento científico prático”, pontua.
“Eu acredito que esse reconhecimento é fruto de um processo histórico de anos de investimentos em inovação e tecnologia, mas sobretudo da colaboração entre setor público, privado e academia em uma rede ampla. É a combinação entre a força de uma base industrial madura e a abertura para a transformação digital”, afirmou Michele Janovik, CEO da Base27.
“Essa avaliação é usada pelos investidores do setor produtivo para saber onde realizarão novos investimento no Brasil. E isso conduz à certeza de que Vitória receberá ainda mais investimentos, que gerarão novas oportunidades na vida das pessoas, com mais oferta de emprego e geração de renda”, diz o prefeito Lorenzo Pazolini.
Saiba mais
Prêmio analisou mais de 5 mil cidades
Cidades inteligentes
Vitória teve o 1º lugar, ficando à frente de Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente.
Abrangência da pesquisa
5.570 municípios foram analisados, levando em conta 13 eixos temáticos contendo 75 indicadores cada.
Desempenho
Em “telecomunicação”, Vitória alcançou 100% de domicílios cobertos por 5G, além de registrar mais de 133 mil acessos à telefonia móvel e mais de 39 mil acessos à internet por 100 mil habitantes.
Em “Educação”, Vitória tem 128% da população feminina e 125% da população em idade escolar matriculadas em escolas, com mais de 80% das unidades com aceso à internet banda larga. Valores percentuais, superiores a 100%, sugerem que a metodologia de cálculo pode incluir matrículas em diferentes níveis de ensino.
Em “saúde, agricultura local/urbana e segurança alimentar”, Vitória se destaca por ter 701 médicos por 100 mil habitantes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários