Morre José Augusto Carvalho, professor aposentado da Ufes e referência em Letras
Morte foi lamentada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, que destacou que o professor assinou a ata de criação do curso

Morreu, nessa quarta-feira (24), aos 85 anos, José Augusto Carvalho, professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e referência de conhecimento em língua portuguesa.
Natural de Governador Valadares, em Minas Gerais, se tornou mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. No Espírito Santo, ministrou diferentes disciplinas no Departamento de Línguas e Letras da Ufes, como Metodologia da Pesquisa Linguística, Análise do Discurso, Fonologia, Fonomorfologia, Morfologia, Produção de Texto e Sintaxe.
Carvalho também atuou como jornalista, tradutor e escritor. Entre suas obras estão "A ilha do vento sul" (romance), "Aprendendo a ler (didático)", "Do pensamento à palavra – lições de português para a prática da redação (didático - em colaboração)".
A morte foi lamentada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, que destacou que o professor assinou a ata de criação do curso, em 1994. "José Augusto foi uma referência de conhecimento em língua portuguesa, como pesquisador dedicado que não se furta a debates acadêmicos e polêmicas em seu campo de atuação, exercendo com altivez e coragem a função intelectual".
A Ufes também se manifestou. Em nota, afirmou que "em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos familiares, amigas e amigos do professor".
O velório será realizado a partir das 8 horas desta quinta-feira (25), no cemitério Jardim da Paz, na Serra, onde às 10h30 ocorrerá o sepultamento. A causa da morte não foi divulgada.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários