Estratégia para esvaziamento
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Nas eleições municipais de 2024, o Republicanos elegeu no Espírito Santo oito prefeitos. Desses, três já deixaram o partido: Dalton Perim, de Venda Nova do Imigrante; Fernando Camiletti, de Sooretama; e Peter Costa, de Mimoso do Sul.
Os três são aliados do governador Renato Casagrande (PSB) e apoiam o projeto de eleger Ricardo Ferraço (MDB) como próximo chefe do Executivo estadual. Além deles, dois outros movimentos estão sendo estudados pelo governo.
Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula (Rep), e o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Rep), são os alvos dos governistas. Semana passada, Micula esteve em agenda e reforçou o compromisso dele com o Ricardo. Já na última sexta-feira (19), durante aniversário de Guarapari, o próprio Rodrigo Borges recebeu convites de lideranças do governo para deixar o Republicanos e se filiar a uma das siglas da base.
Não gostaram nada...
Durante o aniversário da cidade, Lorenzo Pazolini e Erick Musso estiveram em Guarapari, mas não foram recebidos por Rodrigo Borges. Cabe destacar que Pazolini endossou apoio à campanha de Rodrigo, tendo ido à cidade gravar vídeos com o então candidato. Nos bastidores, a aproximação dele com o governo não deixa os republicanos satisfeitos.
Caparaó apalavrado
Na terça-feira (23), 14 prefeitos dos municípios que formam o Consórcio do Caparaó, em agenda no Palácio, discutiram sobre Meio Ambiente e Turismo. Ao final, o presidente Dito (PSB), de Muniz Freire, reafirmou o compromisso com o trabalho liderado por Casagrande. Todos endossam apoio a Ricardo. Governistas acreditam que o vice está consolidado no interior.
Preparando carreira?
O presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira (PSB), se apresentou durante o Inovaweek 2025, evento promovido pela UVV. Com seu violão, fez questão de tocar clássicos da música internacional.
“É grande fã de rock”, disseram interlocutores. Vai fazer carreira também na música?
E agora?
A Justiça determinou ontem o afastamento dos vereadores da Serra Teilton Valim (PDT), Cleber Serrinha (MDB), Wellington Alemão (Rede), e do presidente Saulinho (PDT).
Há quem diga que após os afastamentos, o vice-presidente Dr. William Miranda (União) assume os trabalhos e que uma nova eleição para a Mesa Diretora será convocada.
Além disso, os suplentes dos quatro afastados também deverão ser chamados.
“Estamos mais próximos do que imaginam”
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), em entrevista para A Tribuna, ressaltou que há alguns convites para ele deixar o MDB, conforme a coluna antecipou, mas fez questão de apontar dois nomes em especial: Gilson Daniel, deputado federal presidente do Podemos, e do secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União).
“Eu e Rigoni estamos muito próximos, mais do que as pessoas imaginam”.
Galeria
Parceria em Brasília
Deputado Alcântaro Filho (Rep), esteve em Brasília para agendas, entre elas com a senadora Damares Alves, de seu partido. O objetivo é buscar mais visibilidade para as pautas enfrentadas em solo capixaba, sobretudo sobre a “proteção das crianças contra violência”, disse o deputado.
Contas aprovadas
Ex-prefeito de Santa Maria de Jetibá Hilário Gatinha teve esta semana suas contas do período 2023 recomendadas pelo Tribunal de Contas e aprovadas pela Câmara da cidade pela unanimidade. Ele também recebeu comenda de honra ao mérito pelo Legislativo municipal.
Rota do congo
Vereador de Cariacica Jocemir da enfermagem (Pode) protocolou projeto de lei que institui a rota turística denominada de “Rota do Congo de Cariacica”. Trata-se de um roteiro turístico-cultural integrado, que tem objetivo de valorizar, difundir e fomentar a cultura do Congo como pilar do turismo local da cidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



