Como não cair em golpes na hora de regularizar o licenciamento?
Detran-ES alerta para possíveis ações de golpistas contra motoristas que precisam pagar débitos referentes a seu veículo

Com o fim do prazo para regularizar o Licenciamento Anual de 2025, motoristas devem se atentar a possíveis golpes na hora regularizar o seu veículo. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) faz um alerta em relação golpes aplicados na hora de efetuar o pagamento da taxa do veículo.
O Detran|ES dá dicas para garantir que o pagamento seguro:
- Acesse apenas o site oficial do Detran|ES: Digite o endereço www.detran.es.gov.br diretamente no seu navegador. Evite usar sites de busca, pois eles podem mostrar links falsos.
- Não confie em boletos por e-mail ou WhatsApp: O Detran|ES não envia boletos por e-mail, SMS ou qualquer outro aplicativo de mensagem.
- Verifique o beneficiário: Assegure-se de que o pagamento está direcionado ao 'Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.’ e que, após o pagamento, foi exibida a mensagem de confirmação.
- Desconfie de descontos milagrosos: Sites que oferecem grandes descontos para o pagamento dos débitos são geralmente falsos.
Se o cidadão pagou um boleto falso, o Detran|ES sugere procurar imediatamente a delegacia de polícia mais próxima. É preciso levar o comprovante de pagamento e o endereço do site falso. A vítima também pode denunciar a fraude pelo Disque-Denúncia (181).
Fiscalização do Licenciamento
O Detran|ES ressalta que não há fiscalização específica para o Licenciamento Anual, mas essa é um tipo de regularização exigida e verificada em todos os tipos de fiscalizações com abordagem ao condutor do veículo. A exigência do Licenciamento Anual de 2025 passará a ser cobrada a partir de 1º de outubro.
Os calendários de IPVA, do Licenciamento Anual do exercício de 2025 e o cronograma de início das fiscalizações do Licenciamento foram divulgados no site do Detran|ES no final do ano passado.
Deixar de pagar o licenciamento anual é considerada, pelo artigo 230 do CTB, infração de trânsito gravíssima, com aplicação de multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira do proprietário do veículo e, ainda, medida administrativa de remoção do veículo, caso o pagamento não seja regularizado durante a abordagem.
Licenciamento vencido
Mais de 1 milhão de veículos não quitaram o licenciamento de 2025, o que representa 42% da frota (2,5 milhões), segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
O diretor de habilitação e veículos do órgão, Raphael Piekarz, explicou que o proprietário flagrado dirigindo um veículo com o Licenciamento Anual vencido será multado em R$ 293,47 e pode ter o veículo removido.
Pagamento
Segundo ele, é possível, no momento da abordagem, efetuar o pagamento via Pix. No entanto, o motorista ainda assim será autuado por ter sido flagrado conduzindo o veículo não licenciado.
Raphael Piekarz ressaltou, ainda, que o proprietário que tiver dificuldade em efetuar o pagamento das taxas referentes ao IPVA e Licenciamento Anual do veículo tem a possibilidade de contratar o serviço de uma empresa credenciada ao Detran-ES e efetuar o pagamento parcelado, por meio do cartão de crédito, em até 10 vezes.
Para ter acesso, basta acessar o site www.detran.es.gov.br, selecionar a aba “Serviços credenciados” e na sequência “Parcelamento de débito de veículos”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários