Primavera chega com calor e ventania no ES
Ao longo da estação, haverá um aumento gradual da temperatura, maior disponibilidade de umidade e a retomada das chuvas

Os primeiros dias da primavera, que começa às 15h19 de hoje, serão marcados por uma grande variação de temperaturas, passando dos 35°C em alguns pontos da região Sul.
Ao longo da estação, haverá um aumento gradual das temperaturas, maior disponibilidade de umidade e a retomada das chuvas, especialmente a partir do mês de outubro.
De acordo como o meteorologista da Defesa Civil Estadual Mauro Bernasconi, hoje as temperaturas máximas podem ficar entre 32ºC e 33ºC, em Vitória, e a 35ºC, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado.
Amanhã, a situação muda: a chegada de uma massa de ar polar empurra o ar quente para o oceano e deve trazer chuvas moderadas a fortes, rajadas de vento intenso e até descargas elétricas em todas as regiões.
“As temperaturas máximas chegam a cair mais de 10ºC, ficando em torno de 22ºC e 23ºC”, afirma o meteorologista.
Na quinta-feira, atenção redobrada para a forte agitação marítima, que pode impactar a navegação e atividades na faixa costeira, com ventos que ficam entre 70k/h e 80 km/h.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) destaca que a previsão sazonal para o trimestre setembro, outubro e novembro indica que os volumes de chuva devem ficar próximos ou ligeiramente abaixo da média em setembro, com uma tendência de recuperação em outubro e novembro.
“Esta retomada será impulsionada pela atuação mais direta de sistemas tropicais, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ganha relevância a partir de novembro”, informou o Incaper.
Quanto às temperaturas, haverá uma maior probabilidade de valores médios acima da normalidade em todo o Espírito Santo. Esta condição reforça a tendência de calor mais intenso e maior sensação de desconforto térmico para a população.
“O período é caracterizado pelo aumento de pancadas de chuva, muitas vezes acompanhadas de trovoadas. Há também a possibilidade de eventos de tempo severo, como rajadas de vento fortes e descargas elétricas intensas”, formou o Incaper.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários