Galo da Madrugada já tem o tema do Carnaval 2026
Maior bloco de carnaval do mundo quer chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente

Faltando 150 dias para o Carnaval 2026, o Galo da Madrugada revelou seu tema para o próximo ano: "Frevo no Planeta Galo". A agremiação, que se prepara para seu 48º desfile, quer unir a folia com a preservação do meio ambiente, destacando a importância de práticas sustentáveis e exaltando a rica fauna e flora brasileiras.
O presidente do Galo, Rômulo Meneses, ressaltou que o tema é um chamado à atenção sobre o dever de zelar pelo planeta, incluindo rios, mares e a biodiversidade. Para transmitir essa mensagem, os carros alegóricos, sob a responsabilidade dos artistas Sandro Nóbrega e André Menezes, terão como foco a sustentabilidade, mostrando a beleza da natureza e a necessidade de reciclagem e energias limpas.
Além das alegorias, os cerca de 30 trios elétricos do bloco serão "batizados" em homenagem a um elemento da fauna ou flora do Brasil. Os artistas que comandarão a festa também serão orientados a incluir mensagens de conscientização ambiental em suas apresentações.
Sustentabilidade no desfile e além
A preocupação com o meio ambiente vai além do desfile, sendo uma pauta que o Galo pretende abordar o ano inteiro. Uma das ações programadas é o plantio de mudas de pau-brasil e ipê amarelo em áreas do Centro do Recife, como a Praça Sérgio Loreto, para incentivar a conscientização da população.
A identidade visual do tema, criada pelo artista André Menezes, já reflete a sustentabilidade. A partir de materiais reciclados como garrafas PET, vasilhames de água sanitária e papelão, ele criou um Galo abraçando o planeta, simbolizando o compromisso do bloco.
O Galo da Madrugada continuará com suas ações de redução de impacto ambiental, como a coleta seletiva de resíduos em parceria com 12 cooperativas de catadores do Recife. O diretor de Marketing, Guilherme Menezes, explicou que o trabalho, iniciado em 2020, tem gerado resultados positivos e oferece suporte aos cerca de 300 trabalhadores envolvidos.
Outra novidade é a transformação das lonas dos trios elétricos de 2025 em acessórios como ecobags e carteiras, em parceria com a Comunidade Pequenos Profetas (CPP), uma ONG que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, que gera renda para as mulheres do coletivo Retalhos do CPP, demonstra como os resíduos do carnaval podem ser transformados em arte.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Galo também irá compensar 100% das emissões de carbono de suas atividades, com o apoio da empresa Ambipar. A iniciativa garante que o desfile de 2026 será 100% carbono neutro.
Inclusão e acessibilidade
O tema de 2026 também abraça a inclusão e a acessibilidade, que fazem parte do DNA do bloco. O vice-presidente, Rodrigo Menezes, destacou que o Galo, que recebeu o título de "Amigo dos Direitos Humanos - Pessoa com Deficiência", quer dar ainda mais destaque à causa.
Em 2025, uma ala com cerca de 100 pessoas com deficiência abriu o desfile, e o objetivo é aumentar esse número em 2026, além de adaptar uma alegoria exclusiva para elas. "É um carnaval para falar de preservação, mas também de inclusão de todos os personagens, trabalhadores e talentos nesse planeta Galo", concluiu Rodrigo.
Serviço:
Galo da Madrugada - Carnaval 2026
Tema: Frevo no Planeta Galo
Data: 14 de fevereiro de 2026
Horário: das 9h às 18h
Percurso: 6,5 km, do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol
Comentários