Leandro Karnal: "Quem tem negócio não tem time"
Historiador, professor e escritor Leandro Karnal palestrou durante o primeiro dia da Acaps Trade Show

O historiador, professor e escritor Leandro Karnal realizou, durante o primeiro dia da Acaps Trade Show, a palestra “Recriar, Reinventar ou Desaparecer”. Durante o evento, Karnal destacou que empresários, para atingirem o máximo do público, “não devem ter time de futebol, religião ou político de estimação”.
“Quem lida com o povo, quem tem negócio, não tem time de futebol, religião ou político de estimação. Porque se você defende time A, o torcedor do time B vai te ver com desconfiança. Da mesma forma, se você defende voto em A, o eleitor do candidato B vai te rejeitar. Quem está vendendo um produto precisa minimizar os danos”, afirmou.
Ao descrever o trabalhador brasileiro, Karnal afirmou que as relações trabalhistas, no Brasil, são mais “para Freud do que para Marx”.
“São relações mais psíquicas que sociais. É parte da nossa cultura, do homem cordial. É assim que funciona no Brasil, a compreensão. O empresário que não gosta disso, é melhor se mudar para a Dinamarca ou para Berlim. O público e o funcionário, no Brasil, exigem essa pequena ética, essa relação de elogios em público e crítica no privado. E ao criticar, sempre use a técnica do sanduíche: faça um elogio, seguido da crítica, seguido de outro elogio”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários