Viagens gratuitas de bicicleta em Vitória e Vila Velha
Aplicativos Bike Vitória e Bike ES estarão disponíveis gratuitamente das 6h às 23h da próxima segunda, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro

Os sistemas de bicicletas compartilhadas de Vitória e Vila Velha estarão disponíveis gratuitamente à população das 6h às 23h da próxima segunda-feira (22), data em que é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo é incentivar os capixabas a aderirem à campanha e utilizarem alternativas mais sustentáveis para locomoção.
Para aproveitar a campanha, basta baixar o aplicativo na Play Store ou App Store e pesquisar por "Bike Vitória" (para uso em Vitória) ou "Bikes" (para uso tanto em Vitória quanto em Vila Velha). Após o cadastro, o app solicitará o registro de um cartão de crédito, mas na segunda-feira (22) não haverá cobrança.
As regras de utilização serão as mesmas dos demais dias: é possível fazer quantas viagens quiser de até 75 minutos, depois é preciso devolver a bike, e aguardar 10 minutos antes de pegar outra.
Na Grande Vitória, as bicicletas compartilhadas estão disponíveis em Vitória e Vila Velha, todos os dias da semana, em 59 estações, que funcionam com sistema integrado entre as duas cidades.
Uso excessivo de veículos automotores
A celebração do Dia Mundial Sem Carro convida motoristas que utilizam diariamente veículos automotores, como carro ou moto, a repensarem o uso excessivo e a dependência criada em relação a esses meios de transporte.
Enquanto o setor de transportes é apontado como um dos maiores responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil, as bikes oferecem uma alternativa de mobilidade mais sustentável.
De acordo com o levantamento da Serttel, empresa responsável pelo sistema de bicicletas compartilhadas nas duas cidades da Grande Vitória, até o mês de agosto deste ano foram realizados mais de 235 mil deslocamentos, com mais de 368 mil km rodados.
Os números representam 45 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidos, equivalente à poluição anual gerada por 32 carros.
Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel explica que os benefícios vão além do cuidado com o meio ambiente.
"O uso da bicicleta contribui para a redução do trânsito e da poluição, mas também promove uma vida mais ativa e saudável à população. Em tempos em que a sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, iniciativas como o Bike Vitória e o BikES são exemplos de que é possível transformar a mobilidade urbana em um modelo mais inclusivo e sustentável", destaca.
O Bike Vitória e o BikES são projetos das prefeituras de Vitória e Vila Velha, respectivamente, gerenciados pela Serttel e desenvolvidos em parceria com o Sicoob e a Unimed Vitória.
Quando surgiu o movimento
O movimento Dia Mundial Sem Carro começou em cidades europeias no final dos anos 1990, como uma resposta ao crescente problema de congestionamento e poluição.
A França foi um dos primeiros países a adotar a ideia, rapidamente seguida por outras nações. Com um objetivo claro: encorajar as pessoas a deixarem seus carros em casa por um dia e experimentarem alternativas de transporte mais sustentáveis.
A escolha do dia 22 de setembro não foi aleatória, essa data faz parte da Semana Europeia da Mobilidade, que busca promover modos de transporte mais sustentáveis em toda a Europa.
Com o tempo, o movimento se espalhou para outras partes do mundo, ganhando popularidade e adesão em países de todos os continentes, inclusive aqui no Brasil.
Dia Mundial Sem Carro
- Data: Segunda-feira (22)
- Horário: 06 horas às 23 horas
- Local: Vitória e Vila Velha
- Passe livre durante todo o dia.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários