Fotógrafo mostra seca no Rio Doce e imagem viraliza
Registro feito do alto da ponte Florentino Avidos, em Colatina, ganhou destaque pela beleza e também como uma alerta ambiental

Do alto da ponte Florentino Avidos, em Colatina, o fotógrafo Rodrigo Coutinho Martins, de 36 anos, lançou um drone sobre o Rio Doce. O que surgiu na tela surpreendeu: formas e cores que lembravam uma pintura abstrata.
A cena, que logo viralizou nas redes sociais, traz também um alerta. As manchas de areia expostas pela seca e a mistura de tons esverdeados e amarronzados nas águas revelavam os efeitos da estiagem que atinge a região há anos.
Publicada no Instagram no fim de agosto, a foto ultrapassou 7 mil curtidas e recebeu centenas de comentários. Muitos se encantaram com a estética das cores, enquanto outros chamaram atenção para a grave situação ambiental do rio.
“Lindo vídeo, porém, nos mostra o quanto o rio está seco, isso é triste”, escreveu uma seguidora. Outro resumiu: “Fiquei hipnotizado”. Houve ainda quem sugerisse transformar o registro em quadros, capas de caderno e outros produtos, reforçando o caráter artístico da imagem.
Analista no Ministério Público Federal e morador de Vitória, Rodrigo já percorreu várias cidades do Estado em busca de paisagens e é autor do livro Capixaba Goods, que transforma fotografias em desenhos para colorir. Em Colatina, produziu registros que podem integrar a próxima edição do projeto.
Rodrigo explicou que vê a fotografia como uma forma de expressar ideias e registrar experiências: “Os planos no que se refere à fotografia continuam os mesmos: unir a fotografia como um hobby, como forma de retratar experiências em locais diversos, fazer mais algumas exposições de quadros e levar o livro a algumas escolas”.
Ele detalhou sua relação com a fotografia e a forma como transforma suas imagens em projetos lúdicos. “Uso a fotografia como forma de me comunicar com o mundo e as pessoas. Por meio dela consigo materializar ideias e destacar a singularidade do dia a dia. Com isso, criei o livro, faço e vendo alguns quadros, mas a ideia é que seja algo lúdico”.
Rodrigo comentou a sensação ao registrar o Rio Doce. “Eu confesso que não esperava. O rio estava bem baixo e resolvi subir o drone”.
“Bonito e também triste”
Rodrigo Coutinho Martins também é fotógrafo especializado em registrar paisagens e cenas do cotidiano capixaba. Entre seus trabalhos recentes, destacam-se as fotos do Rio Doce feitas a partir da ponte Florentino Avidos, em Colatina, que viralizaram, combinando estética visual e alerta ambiental.
A Tribuna — O que te motivou a fotografar o Rio Doce do alto da ponte Florentino Avidos?
Rodrigo Martins — Eu queria capturar a paisagem de uma nova perspectiva. O rio estava muito baixo, e quando subi o drone, percebi formas e reflexos que lembravam uma pintura abstrata.
A foto viralizou. Você esperava essa repercussão?
Não, foi uma surpresa. As pessoas se encantaram com a estética, mas também perceberam a realidade da seca e do assoreamento. É bonito e triste ao mesmo tempo.
Como descreve a imagem?
No Instagram, escrevi que é uma “pintura abstrata com vidas concretas”, e que a foto é “uma imagem linda e feia ao mesmo tempo.
Você tem outros projetos com fotografia?
Sim. Uso a fotografia como forma de me comunicar com o mundo e com as pessoas. Criei o livro Capixaba Goods, transformando fotos em desenhos para colorir, e também faço e vendo quadros.
E quais são seus planos para o futuro?
Continuar unindo a fotografia como hobby e registro de experiências, fazer mais exposições de quadros e levar o livro a algumas escolas. A ideia é sempre manter o lado lúdico do trabalho.
Qual mensagem espera passar com as fotos do Rio Doce?
Que as pessoas vejam a beleza, mas também entendam a urgência da situação ambiental. É uma forma de sensibilizar e conscientizar através da arte.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



Comentários