Túnel da Abolição tem as duas faixas liberadas após interdição por alagamento
Órgãos da Prefeitura e Governo do Estado divergem sob responsabilidade do equipamento alagado, que fica no bairro da Madalena, no Recife

O Túnel da Abolição, localizado no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, que estava interditado devido a um alagamento desde a última segunda-feira (15), teve as duas faixas liberadas na tarde desta terça-feira (16). A informação foi divulgada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), através das redes sociais.
Inicialmente, quando apenas uma das faixas estava livre, a CTTU, já tinha informado que o bloqueio tinha mudado o tráfego de veículos e a orientação era para que os motoristas realizassem o desvio pela Rua José Osório, que também fica na Madalena. Agentes de trânsito permanecem no local para orientar a população e controlar o fluxo.
“TÚNEL É DE RESPONSABILIDADE DO ESTADO”, DIZ CTTU
A responsabilidade pela manutenção e operação do túnel tornou-se um ponto de discordância entre os órgãos públicos. Procurada, a CTTU, ligada à Prefeitura do Recife, orientou a entrar em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), órgão estadual, para obtermos mais detalhes sobre a questão e afirmou que o Túnel da Abolição é de responsabilidade do Governo do Estado. Porém, o DER-PE direcionou o caso para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE).
SEDUH-PE REBATE: “MANUTENÇÃO ESTÁ SOB RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO”
Após ser procurada pelo Tribuna Online PE, a Seduh-PE enviou uma nota apenas nesta nesta terça-feira (16) esclarecendo que técnicos estão no local desde a madrugada para resolver o alagamento. A secretaria informou que bombas provisórias estão sendo utilizadas para drenar a água, enquanto os equipamentos principais passam por reparos. Segundo a secretaria, o acúmulo de lixo no local danificou o sistema de drenagem.
A Seduh-PE também contestou a informação de que o Túnel da Abolição é de responsabilidade do Governo do Estado. Segundo a pasta, o equipamento está numa área de domínio da Prefeitura do Recife, e a manutenção e operação estão sob responsabilidade do município. A secretaria declarou que o Estado vai colaborar tecnicamente, mas que a solução definitiva depende do cumprimento da obrigação gestão municipal. A expectativa é que os trabalhos para sanar o alagamento permaneça durante a tarde de hoje.
Nota na Íntegra da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE):
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), informa que equipes técnicas estão no local desde a madrugada de segunda-feira (15) atuando para drenar a água acumulada no Túnel da Abolição. A expectativa é que os trabalhos sigam até a tarde desta terça (16).
Atualmente, o sistema está operando com bombas provisórias, enquanto os equipamentos principais passam por reparo. Essas bombas foram danificadas devido ao acúmulo de lixo no local, resultado da falta de limpeza urbana na área do túnel.
É importante destacar que o Túnel da Abolição integra o Corredor Leste-Oeste e está situado em área de domínio da Prefeitura do Recife, que aprovou o projeto por meio de carta de anuência e termo de cooperação técnica. Pela natureza do equipamento, a operação e manutenção são de responsabilidade do município, que possui estrutura própria para este tipo de gestão, como ocorre com outros túneis da cidade via Emlurb.
O Governo do Estado cumpriu seu papel ao executar a obra e realizar as intervenções necessárias. No entanto, a Prefeitura tem se recusado a assumir a operação, prejudicando a população que depende do túnel para a mobilidade na região. O Estado seguirá colaborando tecnicamente para reduzir os transtornos, mas reforça que a solução definitiva depende do cumprimento da responsabilidade municipal.
Comentários