Alunos do Ifes na final da maior feira de ciências do Brasil
Estudantes do curso técnico integrado em Eletromecânica de Cachoeiro de Itapemirim vão apresentar projeto em Santa Catarina

Três alunos do 4º ano do curso técnico integrado em Eletromecânica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim, foram classificados para a fase final da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), considerada a maior competição nacional do gênero.
Davi Dalfior Mainetti, Arthur Maroni Cândido e Rhuan Lordelo Moreira apresentaram, na última semana em Santa Catarina, o projeto Engenharia do vento: o uso da educação STEAM para impulsionar o aprendizado interdisciplinar. O estudo investiga o potencial pedagógico das turbinas eólicas verticais como recurso didático no ensino técnico integrado ao ensino médio, aliando conceitos científicos, matemáticos, tecnológicos e de engenharia por meio de pesquisas com o objetivo de promover o aprendizado científico.
O grupo é orientado pelo professor e diretor de pesquisa, pós-graduação e extensão da instituição Leandro Marochio Fernandes, que também acompanhará os estudantes durante a Febic, que aconteceu entre os dias 8 a 12 de setembro, em Santa Catarina.
“É um projeto que une inovação tecnológica e impacto social, colocando nossos alunos como protagonistas do próprio aprendizado”, afirma o professor.
Os alunos também comentaram sobre a experiência. “Participar da Febic é uma oportunidade única de mostrar nosso trabalho”, disse Davi Mainetti.
A trajetória do grupo já acumula reconhecimento. O projeto foi destaque na 13a Jornada Acadêmica de Ciência, Tecnologia e Cultura do campus (Jacitec-2024), onde recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de Engenharias. Posteriormente, conquistou o Prêmio Destaque na categoria “Pessoas Pretas na Ciência” na Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), o que credenciou a equipe à disputa da Febic 2025, em que a proposta um exercício de protagonismo estudantil.
“Autonomia dos alunos é essencial”
Leandro Marochio Fernandes é diretor de pesquisa, pós-graduação e extensão do Ifes de Cachoeiro e professor do campus. É graduado em Computação e doutor em Engenharia e Tecnologia Espaciais. Possui experiência em educação tecnológica e orientação de projetos de iniciação científica, com ênfase em ensino STEAM e metodologias interdisciplinares.
A Tribuna - Como o senhor vê a participação deles em competições como a Febic?
Leandro Marochio Fernandes - É muito gratificante. Mostra que, com orientação adequada, os alunos conseguem transformar uma ideia em inovação científica real.
Qual foi a reação dos estudantes ao verem o projeto deles sendo premiado na Jacitec e na Fecinc?
Eles ficaram extremamente motivados e orgulhosos. É recompensador ver o protagonismo estudantil reconhecido.
Que impacto você acredita que o projeto terá no futuro acadêmico deles?
Vai além do currículo; desenvolve habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico. Eles ganham confiança para enfrentar novos desafios científicos.
Um conselho final para outros professores que querem orientar projetos semelhantes?
Incentivar a curiosidade e a autonomia dos alunos é essencial. O papel do professor é guiar, mas deixar que os estudantes sejam os protagonistas da própria aprendizagem.
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