Caminhões com excesso de peso levam risco às BRs
Polícia flagra caminhão transportando chapas de granito com cerca de 12 toneladas acima do limite na BR-101, em Mimoso do Sul

Um caminhão transportando 12 toneladas acima do limite permitido na BR-101, em Mimoso do Sul, foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde da última segunda-feira (08). O veículo, um Mercedes-Benz Atego 3030, carregava 88 chapas serradas de granito, somando 31 toneladas.
Segundo a agente da PRF-ES Ana Carolina Albuquerque Cavalcanti, operações como essa são fundamentais para preservar vidas e proteger as estradas.
“Esse limite existe para a segurança na rodovia. Um veículo muito pesado pode danificar o pavimento e, principalmente, aumentar o risco de acidentes”.
Ela ressalta que, quando está acima do peso, o caminhão perde estabilidade, demora mais a frear e pode tombar em curvas. “Em alguns casos, a carga pode até cair sobre outros veículos”.
De janeiro a agosto deste ano foram realizados 141 comandos de fiscalização de excesso de peso no Espírito Santo. No período, 1.024 veículos foram fiscalizados, resultando em 80 autuações. O maior excesso registrado foi de 32.560 quilos, gerando multa de R$ 8.802.
Para o especialista e consultor de segurança viária Marlon Dummer, o problema vai além da multa: é uma ameaça estrutural e coletiva. “Quando um caminhão trafega acima da sua capacidade, a frenagem se torna mais longa, a estabilidade é reduzida e os sistemas de freio e suspensão sofrem desgaste precoce. Isso aumenta de forma significativa a chance de acidentes graves”, alerta.
Ele lembra que os impactos recaem também sobre a malha rodoviária. “Estudos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) mostram que apenas 10% de excesso de carga pode reduzir em até 30% a vida útil do asfalto. O resultado são buracos, rachaduras e pontes comprometidas, o que gera altos custos de manutenção e mais risco para os usuários”.
A PRF destaca que a fiscalização ocorre tanto de forma rotineira, com observação dos policiais, quanto por meio de operações específicas em trechos estratégicos.
“O objetivo principal é preservar a segurança viária, reduzir o risco de acidentes graves e garantir que empresas de transporte respeitem os limites legais”, reforça a agente Ana Carolina.
“O excesso de peso é mais do que uma infração: é um risco à vida, à infraestrutura e ao próprio motorista. Respeitar os limites não é só obrigação legal, é responsabilidade coletiva”, conclui Marlon Dummer.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários