Acusado de homicídio em SP é identificado por reconhecimento facial e preso no ES
Homem foi identificado pelas câmeras de um dos Terminais do Sistema Transcol, que emitiram um alerta para os operadores do Núcleo de Intervenções

Um homem de 37 anos, foragido após ser acusado de cometer um homicídio em São Paulo no ano de 2011 foi identificado pela tecnologia de reconhecimento facial do Governo do Estado. As câmeras de monitoramento do sistema identificaram o acusado e ele foi localizado no bairro das Laranjeiras, na Serra, nesta quarta-feira (9).
Ivandilson da Silva Souza possuía um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), emitida em fevereiro deste ano e, desde então, a polícia procurava por ele.
O acusado foi identificado pelas câmeras de um dos Terminais do Sistema Transcol, que emitiram um alerta para os operadores do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR). Ao verificar os dados do suspeito, a equipe constatou que ele possuía um endereço registrado no Bairro das Laranjeiras, na Serra. Uma equipe de policiais militares se se dirigiu até lá, realizando a abordagem nas proximidades da residência.
Após a confirmação da identidade, o homem foi conduzido à Delegacia Regional da Serra e, após os procedimentos de praxe, encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanece à disposição da Justiça. Sua transferência para o Estado de São Paulo depende de decisão judicial.
Cerco Inteligente
Desde seu lançamento, o Reconhecimento Facial do Estado já identificou e possibilitou a detenção de 377 criminosos com mandados de prisão em aberto. A maior parte dos presos responde por crimes de tráfico de drogas, roubo, homicídio e estupro.
As câmeras de Reconhecimento Facial funcionam em prédios públicos, locais de grande circulação de pessoas, nos dez Terminais do Sistema Transcol e em 500 ônibus da frota. A tecnologia cruza imagens capturadas pelas câmeras com fotos cadastradas nos sistemas de Segurança Pública, como o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários