Como descobrir se existe linha de celular pré-pago registrada em seu nome
Golpistas costumam usar celulares pré-pagos para aplicar golpes. Seu CPF pode estar sendo usado para registrar linhas sem que você saiba

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicaçõe (Anatel) o Brasil tem atualmente cerca de 272 milhões de linhas de telefonia móvel ativas. A grande maioria (mais de 200 milhões) é do tipo pós-pago, ou seja, com contrato de prestação de serviços e geração de conta mensal.
Mas um número significativo de celulares ainda usa o sistema pré-pago, aquele sem conta mensal e sem contrato com a operadora. Desde 2003 é necessário fazer o cadastro de dados pessoais para adquirir uma linha pré-paga. A partir de 2020 esse cadastro ficou mais rígido, com exigência de dados como CPF do usuário. O motivo das novas exigências é que as linhas pré-pagas são as mais utilizadas para aplicação de golpes. O número de novas linhas telefônicas pré-pagas vem caindo desde então, mas a frequência de golpes só aumenta. Será que os golpistas não estão utilizando um pré-pago cadastrado com o seu CPF sem que você saiba?
PESQUISE VOCÊ MESMO
Existe uma forma simples e rápida de descobrir. Pocure no Google por "consulta pré pago". Clique no primeiro resultado, que deve ser cadastropre.com.br. Este site é uma ferramenta de busca mantida pelas empresas do setor de telecomunicações para que os usuários possam, através do seu CPF, consultar se possuem linhas pré-pagas ativas cadastradas nas prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo.
A consulta é simples. Basta digitar o CPF no espaço de consulta do site e responder ao validador de presença humana Captcha. O sistema vai mostrar se você tem, ou não, uma ou mais de uma, linha de celular pré-pago registrado em seu nome. Caso exista algum registro que você não reconheça, contacte a operadora e peça o cancelamento. Essa providência é importante porque bandidos podem estar usando esse celular em seu nome para fazer ligações para possíveis vítimas. Os crimes vão de extorsão simples a sequestro e seu nome pode ser implicado em uma investigação. Não deixe isso acontecer.
Comentários