X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 20°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Política
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

232 mil têm de voltar à sala de aula para não perder emprego

Esse é o número de profissionais que precisam passar por requalificação até 2027, segundo levantamento. Estudos vão além da técnica

foto autor
Rodrigo Péret, do jornal A Tribuna
01/09/2025 - 7:40 • Atualizada em 01/09/2025 às 10:20
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem 232 mil têm de voltar à sala de aula para não perder emprego
Agostinho: no médio prazo, há risco de ser substituído no trabalho |  Foto: Renan Donato/Findes

A requalificação profissional até 2027 será uma necessidade para 232 mil empregados das indústrias do Estado. Caso não voltem à sala de aula, eles poderão perder seus empregos. O dado é fruto de levantamento do Observatório Nacional da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O presidente do Conselho de Relações de Trabalho da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Agostinho Rocha alerta que, apesar de o cenário no curto prazo não ser catastrófico, no médio prazo o risco de ser substituído no trabalho existe, porque, em todos os setores da economia, as inovações não param, e os profissionais precisam estar sempre atualizados para não se tornarem obsoletos.

“Quem ficar parado, sempre corre o risco de sofrer com a renovação de funcionários”, alerta.

Gerente-executiva de Educação do Sesi-ES e do Senai-ES, Tatiane Franco explica que essa atualização envolve desenvolvimento de “hard skills” — como o domínio de máquinas, equipamentos e softwares —, e também de “soft skills”, como pensamento crítico, inteligência emocional e criatividade e de práticas voltadas à saúde e segurança no trabalho.

“Realizamos um trabalho estratégico em nossas unidades, com oferta de cursos vocacionada para atender ao que cada território precisa, com foco no fortalecimento da indústria local”.

Tatiane complementa que esse direcionamento é baseado em dados levantados pelo Observatório da Findes e pelo Mapa do Trabalho Industrial e que, a partir desses estudos, nasceram iniciativas estruturantes, como os Centros de Excelência em áreas estratégicas.

“O Centro de Excelência em Mobilidade, com um olhar para os veículos elétricos, em Vitória; o Centro de Energias Renováveis, na Serra; e os Laboratórios de Solda e de Ensaios Mecânicos, em São Mateus”, cita.

Economista-chefe do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), Felipe Storch explica que, conforme a tecnologia avança no mercado de trabalho, os profissionais que permanecem com habilidades defasadas acabam sendo menos produtivos e correm maior risco de serem substituídos.

“Quem agrega mais valor se mantém e até cresce nas empresas. Quem não acompanha fica para trás”, afirma.

Da mesma forma, Storch destaca que profissionais que buscam a requalificação acabam por abrir novas oportunidades de crescimento.

“A escassez de mão de obra qualificada aumenta o valor de quem vai atrás de novos conhecimentos”, completa.

Possibilidade de estudar a distância em alguns cursos

As oportunidades para se qualificar ou requalificar profissionalmente no Estado incluem até mesmo cursos de ensino à distância, onde é possível aprender sem sair de casa.

No site eadsenaies.com.br/cursos-ead-gratuito, por exemplo, há cursos gratuitos para diferentes áreas da indústria, incluindo lógica de programação, empreendedorismo e segurança do trabalho. Já no site futuro.digital há cursos pagos, também na modalidade EAD, em áreas como programação, almoxarife, IA, entre outras.

E além dos cursos ligados à Findes, também há programas de formação profissional feitos por empresas. É o caso da Vale, que está com inscrições abertas até amanhã para preencher 112 vagas no Estado em cursos de qualificação para soldador, mecânico de máquina industrial e eletricista, distribuídas pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.

A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Vitória. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio mensal de até R$ 2.120, além de benefícios como assistência médica, seguro de vida, auxílio para atividade física, acesso ao Apoiar (programa de suporte jurídico, financeiro e psicológico).

As inscrições são pelo site vale.com/programa-de-formacao-profissional.

Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais e ter concluído o ensino médio regular ou curso técnico. A prioridade será para mulheres.

Requalificação

Prazo até 2027 para requalificar milhões no País

O Brasil terá que formar mais 2,2 milhões de novos profissionais e requalificar 11,8 milhões que já estão no mercado entre 2025 e 2027 para atender à demanda da indústria nos próximos três anos, somando 14 milhões de trabalhadores. No Estado, serão 279,7 mil profissionais, sendo que 232,4 mil já estão no mercado de trabalho.

A projeção - elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) - leva em conta o crescimento da economia e do mercado de trabalho.

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, entre as áreas e profissões que mais demandarão qualificação estão: logística e transporte, construção, operação industrial, manutenção e reparação e metalmecânica.

Realidade varia conforme o estado

As áreas e ocupações com maior demanda por profissionais qualificados variam conforme o estado e estão relacionadas à economia local.

A atualização envolve o desenvolvimento de competências em dimensões como hard skills e soft skills.

Número de profissionais que precisam se qualificar no Estado

Logística e transporte

- Demanda por formação profissional: 77.854

- Demanda por formação inicial: 11.139

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 66.715

Construção

- Demanda por formação profissional: 34.253

- Demanda por formação inicial: 8.283

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 25.970

Manutenção e reparação

- Demanda por formação profissional: 25.268

- Demanda por formação inicial: 4.811

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 20.457

Operação Industrial

- Demanda por formação profissional: 21.742

- Demanda por formação inicial: 3.131

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 18.611

Metalmecânica

- Demanda por formação profissional: 20.275

- Demanda por formação inicial: 3.620

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 16.655

Alimentos e Bebidas

- Demanda por formação profissional: 16.551

- Demanda por formação inicial: 1.983

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 14.568

Tecnologia e Engenharia

- Demanda por formação profissional: 12.402

- Demanda por formação inicial: 2.051

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 10.351

Serviços Administrativos

- Demanda por formação profissional: 10.431

- Demanda por formação inicial: 1.870

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 8.561

Tecnologia da Informação

- Demanda por formação profissional: 8.908

- Demanda por formação inicial: 1.364

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 7.544

Serviços Gerais

- Demanda por formação profissional: 7.742

- Demanda por formação inicial: 1.462

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 6.280

Têxtil e Vestuário

- Demanda por formação profissional: 5.837

- Demanda por formação inicial: 1.136

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 4.701

Extrativa

- Demanda por formação profissional: 5.621

- Demanda por formação inicial: 1.078

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 4.543

Madeira e Móveis

- Demanda por formação profissional: 3.858

- Demanda por formação inicial: 673

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 3.237

Agropecuária

- Demanda por formação profissional: 3.910

- Demanda por formação inicial: 520

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 3.338

Comércio

- Demanda por formação profissional: 3.541

- Demanda por formação inicial: 680

- Demanda por treinamento e desenvolvimento: 2.861

Marcopolo

A demanda por qualificação e requalificação profissional tem feito empresas investirem em abrir suas próprias escolas. Um exemplo recente no Espírito Santo está na Marcopolo, que inaugurou no último mês uma unidade da “Escola de Formação Profissional Marcopolo (EFPM) em São Mateus.

O primeiro curso, com 38 alunos, será focado na função de montador de veículos automotores, além de promover competências como trabalho em equipe. O objetivo, segundo a empresa, é de qualificar a mão de obra para a própria companhia e para o mercado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Agostinho: no médio prazo, há risco de ser substituído no trabalho

ECONOMIA

Ataque hacker atinge empresa responsável por conectar bancos ao Pix

Agostinho: no médio prazo, há risco de ser substituído no trabalho

ECONOMIA

Crescimento na indústria deve gerar mais 47 mil empregos no ES até 2027

Agostinho: no médio prazo, há risco de ser substituído no trabalho

ECONOMIA

Bancos oferecem Pix parcelado no crédito e no empréstimo pessoal

Agostinho: no médio prazo, há risco de ser substituído no trabalho

ECONOMIA

Prêmio Band recebe inscrições até este domingo

Ícone tags Tags cursos Educação emprego Indústria requalificação

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM