Qual a capital brasileira que mais cresce, segundo o IBGE?
Escute essa reportagem
A maior taxa de crescimento populacional entre as capitais brasileiras foi registrada em Boa Vista, em Roraima, com aumento de 3,26% entre 2024 e este ano, segundo novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta é explicada pela migração internacional, sobretudo de venezuelanos, que continuam chegando ao País. Outras capitais que registraram alta foram Florianópolis, Palmas e Cuiabá, com respectivamente 1,93%, 1,51% e 1,31%.

Os números estão nas Estimativas da População, divulgadas nesta quinta-feira, 28, pelo instituto. Segundo os novos dados, o País chegou a 213,4 milhões de habitantes em 2025, crescimento de 0,39% em relação ao ano passado.
“Como Boa Vista, Santa Catarina também vem recebendo imigrantes venezuelanos e haitianos, o que também pode explicar esta alta”, afirmou o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Márcio Minamiguchi.
“Mas temos de considerar também o efeito da migração interna para Florianópolis, por conta do crescimento econômico no Estado. O crescimento de Cuiabá também passa pela migração interna. Já Palmas teve crescimento mais expressivo nas décadas passadas, mas os novos dados mostram que esse movimento arrefeceu.”
Leia também:
A pesquisa aponta ainda que dos 15 municípios com mais de um milhão de pessoas, 13 são capitais estaduais. Essas localidades concentram 42,8 milhões de pessoas (20.1% da população total). São Paulo continua sendo o município mais populoso, com 11,9 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3 milhões).
Guarulhos e Campinas, ambos em São Paulo, são os únicos municípios que não são capitais estaduais a figurarem nesta lista, com 1,3 milhão e 1,2 milhões de habitantes respectivamente.
Comentários