INSS registra consignado a pessoas com mais de 120 anos
Por erro ou fraude, há registro de aposentados acima dessa faixa etária que têm parcelas descontadas em folhas para pagar a bancos
Escute essa reportagem

Em mais um capítulo do chamado escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surge uma informação inusitada: foram registrados 86 contratos de crédito consignado ativos em nome de beneficiários com mais de 120 anos de idade.
O levantamento, obtido pela Folha de São Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), revela que embora a quantidade não seja significativa em relação ao total de contratos ativos (57,3milhões), os dados chamam a atenção porque a existência de pessoas vivas nessa faixa etária é incomum e pode configurar erro ou fraude.
Os dados fornecidos por meio da LAI reúnem contratos firmados entre junho de 2020 e junho de 2025 e que permaneciam ativos até o mês passado, informação mais recente disponível.
Os números contemplam três modalidades de consignado: empréstimo, cartão de crédito e cartão de benefícios, segundo a Folha.
As informações apontam que os consignados para pessoas com mais de 120 anos são descontados principalmente de benefícios de pensão ou aposentadoria rural.
Apenas cinco contratos estão vinculados a espécies urbanas de pensão.
Um técnico com experiência na área de Previdência avaliou, sob reserva, que os dados indicam possíveis erros de cadastro ou, mais grave, irregularidades nos benefícios e nos consignados.
No Estado, o Procon Estadual orientou que, caso necessário, os consumidores poderão buscar auxílio do órgão que oferece atendimento por telefone, WhatsApp e presencialmente.
Os contatos podem ser feitos pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (27) 3134-8499. O atendimento presencial está disponível em dois locais.
Na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro de Vitória, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio no site disponível por meio do link.
Outra opção é o Faça Fácil Cariacica, situado na Rodovia Leste-Oeste, 154, bairro Santo André, com atendimento de segunda a sábado. Os agendamentos devem ser feitos pelo site também disponível através do link.
Até o fechamento desta edição, o INSS não havia retornado à reportagem.
Sem informações
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que não apenas desconhece casos de consignado para aposentados com 120 anos ou mais, bem como repudia a oferta de qualquer produto bancário que desconsidere a adoção de políticas preventivas voltadas à proteção de clientes mais vulneráveis.
Admitiu ainda que as instituições financeiras são bem mais conservadoras na concessão de crédito para clientes com idades mais elevadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários