Novo colírio pode ajudar quem tem vista cansada
Medicação, à base de aceclidina e comercializada sob o nome Vizz, tem ação rápida e temporária, explicam médicos
Escute essa reportagem

Um novo colírio que promete melhorar a visão de perto em pessoas com “vista cansada” foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos. Apesar de ser utilizado na Europa para tratar glaucoma desde 1970, o medicamento ainda não foi liberado para uso no Brasil.
A presbiopia, condição conhecida como “vista cansada”, costuma aparecer a partir dos 40 anos, dificultando tarefas cotidianas como ler, usar o celular ou enxergar pequenos detalhes.
De acordo com o oftalmologista Eduardo Moulin, do Centro Capixaba de Olhos, a medicação, à base de aceclidina e comercializada sob o nome Vizz, tem ação rápida e temporária.
“Essa solução oftálmica contrai o músculo esfíncter da íris, provocando uma miose na pupila. Isso aumenta a profundidade de foco e melhora a visão de perto. O efeito pode ser percebido em até 30 minutos e dura até 10 horas”, explicou.
A indicação, no entanto, não é para todos os pacientes. “Esse medicamento tem melhor resultado nos casos iniciais de presbiopia. Pacientes com graus mais elevados não apresentam boa resposta”, destacou Moulin.
Ele lembra que o novo colírio não substitui outros recursos. “O Vizz não é a solução definitiva para a correção da presbiopia”, acrescentou.

A oftalmologista Karine Moyses, da Clínica Moyses, também ressalta que o uso deve ser criterioso. “Ele é um colírio recomendado para pacientes présbitas jovens, ou seja, pessoas que estão começando a ter dificuldade de enxergar de perto e que não têm grau para longe. Não resolve o problema de quem já usa óculos ou de pessoas mais velhas com grau de perto mais elevado”, afirmou.
Marcelo Dal Col, oftalmologista, ressalta que, além da indicação, existem as contraindicações. “As mais importantes a serem observadas são para pacientes que possuem alguma fragilidade na retina, pelo risco de levar a um descolamento, pacientes com histórico de enxaqueca ou queixas relacionadas à visão noturna”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi questionada sobre a previsão de liberação, mas não respondeu até o fechamento desta edição.
Tire suas dúvidas
Medicamento era usado para glaucoma
O que é o medicamento?
O colírio Vizz é uma solução oftálmica de uso diário à base de aceclidina, recém-aprovada pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos.
Ele é indicado para o tratamento da presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, condição que afeta quase dois bilhões de pessoas no mundo.
Desde a década de 1970, a aceclidina já era usada na Europa para tratar glaucoma, mas só agora ganhou aprovação nos EUA para problemas de visão de perto.
Para quem é indicado?
O medicamento é mais eficaz em pacientes nos estágios iniciais da presbiopia, geralmente após os 40 anos, quando a perda da acomodação começa a se manifestar.
Casos mais avançados, em que o grau de perto é mais elevado, não apresentam boa resposta ao colírio.
Ele Não substitui óculos, lentes de contato ou cirurgias.
Como age?
O colírio atua contraindo o músculo esfíncter da íris, provocando a miose (redução do tamanho da pupila).
Esse processo aumenta a profundidade de foco, melhorando a capacidade de enxergar de perto sem prejudicar a visão de longe.
O colírio não tem efeito permanente: melhora a visão de perto por até 10 horas após a aplicação.
O que é a presbiopia?
Também chamada de vista cansada, é a perda gradual da capacidade de enxergar de perto.
Surge normalmente a partir dos 40 anos, quando o cristalino e os músculos oculares vão perdendo a capacidade de acomodação.
É um processo natural do envelhecimento, e por isso atinge praticamente todas as pessoas em maior ou menor grau.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários