Dança das federações no País
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Após a formalização da superfederação União-Progressista, as atenções se voltam a possibilidade da federação envolvendo o MDB e o Republicanos, que tem sido discutida há meses. Segundo algumas lideranças republicanas estaduais disseram à coluna, as conversas serão intensificadas após a comemoração do aniversário da sigla, no próximo dia 25, em Brasília.
“Presidente Marcos Pereira comentou que não quer que esse assunto tire o brilho das comemorações dos 20 anos. Mas, dentro do partido, não há objeção para a federação”, afirmou uma fonte de Brasília ligada ao partido.
Entretanto, outras possibilidades já estão sendo estudadas caso esse “casamento” não dê certo. Representantes do MDB no Estado confessaram que o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, já tem dialogado com lideranças de outras legendas, e há na mesa a chance de uma federação com o PSDB.
Consequências no ES
Aliados do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e do prefeito de Vitória, Pazolini (Rep), dizem que ambos os lados se movimentam para ver quem vai comandar o grupo, caso seja sacramentado. Governistas disseram que embora o Republicanos tenha dois federais, por Ricardo “provavelmente” virar governador ano que vem, o emedebista pode levar vantagem.
Sinais em lançamento
Lideranças políticas e empresariais estiveram no lançamento do livro do ex-governador Paulo Hartung (PSD), como Renzo Vasconcelos (PSD) e Meneguelli (Rep). Embora a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (PP) tenha comparecido, os presentes comentaram a ausência do prefeito Pazolini, que estava em Linhares recebendo título de cidadão linharense.
“Trabalhei com todo o gás”
Secretário de Estado de Turismo e ex-prefeito de Cachoeiro Victor Coelho (PSB), ao lado de uma botija de gás, brincou nas redes: “Quero mostrar que enquanto prefeito, cheguei com todo gás para transformar sonhos em realidade”. Trocadilho tirou risadas e indica: Coelho está de olho em 2026.
Olhos abertos
Embora ainda não haja qualquer decisão da Justiça sobre o caso envolvendo suposta corrupção de quatro vereadores da Serra, parlamentares disseram que já existem conversas “sutis” sobre a possibilidade de nova eleição da Mesa Diretora. Nos bastidores, o nome de Rodrigo Caldeira (Rep), que já foi presidente, tem sido comentado. Esteve no aniversário de Serginho Vidigal (PDT) e tem acenado para a administração desde o início do mandato.
Reviravolta em Guarapari: vereador sai vencedor
Mais um processo relacionado a questão de suposta fraude à cota de gênero em Guarapari foi votado pelos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Desta vez, envolvendo o DC, houve reviravolta. Antes, o placar era de 5x0 em favor da cassação da chapa, mas os desembargadores reformularam o voto, entendendo que na verdade a sigla não cometeu fraude. Desta forma, Leandro Inácio (DC) respira aliviado, pois segue na Câmara.
Galeria
Já está na estrada
Ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) Sérgio Borges (MDB) tem rodado pelo interior, revendo amigos e trabalhando sua base política. Ele, que também preside o MDB em Vitória, é pré-candidato à Assembleia Legislativa.
Totem de segurança
Deputado Fabrício Gandini (PSD) comemora mais um avanço na segurança de Vitória. Após articular para que um totem fosse instalado na Praia de Camburi, obteve do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) a confirmação de outro equipamento, desta vez, posicionado na Ilha das Caieiras. A torre terá câmeras 360°, reconhecimento facial e botão de emergência, ligados ao Ciodes 190.
Oportunidades
Projeto que propõe contratação de pessoas em situação de rua em Vitória foi aprovado pela Câmara Municipal. Iniciativa do vereador Professor Jocelino (PT) busca garantir oportunidade de trabalho e inclusão social, segundo o petista.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



