Explosão em terreiro de Candomblé deixa criança e cinco adultos feridos em Igarassu
Criança de 1 ano e 8 meses estaria em estado grave na ala de queimados do Hospital da Restauração, no Recife
Escute essa reportagem

Com informações da repórter Simone Santos, da TV Tribuna - PE
Uma explosão ocorrida na noite da última segunda-feira (18) no terreiro de Candomblé Ilê Aiê Logun Edéh, em Igarassu, no Grande Recife, deixou um bebê de 1 ano e 8 meses e cinco adultos com queimaduras. Segundo a Polícia Civil, o estado de saúde da criança é grave.
De acordo com o delegado Rômulo Ayres, responsável pelo caso, a suspeita é de que uma garrafa de álcool tenha sido jogada em uma panela de barro que estava sendo utilizada durante o ritual religioso. “Infelizmente, o bebê está em estado grave, os demais feridos estão em situação estável. As investigações apontam que pode ter havido o uso inadequado de álcool próximo ao caldeirão”, afirmou.
EXPLOSÃO
Os feridos foram socorridos inicialmente para a UPA de Igarassu e o Hospital da cidade. Em seguida, todos foram transferidos para o Hospital da Restauração, no Recife.
O pai de santo responsável pelo templo prestou depoimento à polícia e confirmou que a explosão ocorreu no momento em que um dos integrantes manuseava uma garrafa de álcool. Um dos filhos de santo, que estava presente, relatou o impacto da explosão, mas pediu para não ser identificado. Ele disse que os feridos estão bem, e que tudo náo passou de um acidente. Ele ainda reclamou que foi espalhada muita desinformação em redes sociais aleatórias, e que o terreiro foi alvo até de intolerância religiosa. "Agora está na mão da justiça, a justiça é quem vai resolver", disse o filho de santo.
INVESTIGAÇÃO
Uma equipe do Instituto de Criminalística esteve no terreiro na tarde desta quarta-feira (20) e realizou perícia para apurar as causas da explosão. As equipes de reportagem não tiveram autorização do Pai de Santo, para entrar no local. Segundo a Polícia Civil, o terreiro não contava com extintor de incêndio nem com bombeiro civil, itens que deveriam estar presentes no espaço.
Ainda de acordo com o delegado, será investigada e apurada a responsabilidade dos fatos, além da possível prática do crime de incêndio culposo. A polícia também acompanha o estado de saúde das vítimas.
Comentários