X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 29°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Especial Saúde II 2025

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Cirurgia por vídeo garante mais segurança e conforto

Tecnologia usada no tratamento da coluna tem contribuído para tornar o procedimento cada vez mais seguro, com menos dor, recuperação rápida e menor im

foto autor
Conteúdo Especial
20/08/2025 - 11:04 • Atualizada em 22/08/2025 às 16:26
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Cirurgia por vídeo garante mais segurança e conforto
Na maioria do casos, o tratamento da coluna se dá com fisioterapia, medicações e ajustes de hábitos de vida |  Foto: Conteúdo Especial

Foi-se o tempo em que os procedimentos cirúrgicos para tratar problemas na coluna demandavam dos pacientes longos períodos de recuperação e altos riscos.

A tecnologia tem trazido evolução para a área médica, com técnicas menos invasivas, mais seguras e eficazes. Entre elas, a cirurgia endoscópica da coluna vem revolucionando o tratamento de hérnia de disco e outras condições, oferecendo uma abordagem menos invasiva e com recuperação rápida.

A cirurgia da coluna evoluiu muito nos últimos anos, especialmente com a consolidação das técnicas minimamente invasivas. Um dos destaques é a cirurgia endoscópica da coluna (cirurgia por vídeo), que trata a causa da dor com alta precisão por meio de uma pequena incisão e uma microcâmera.

O uso de câmeras de alta definição e instrumentos delicados permite ao médico acessar a área da coluna com mais precisão.

“Trabalhamos com imagem ampliada na tela, em alta definição, revelando detalhes milimétricos das estruturas. Isso ajuda a preservar músculos e ligamentos, evita cortes maiores, diminui riscos como infecção ou sangramento e favorece uma recuperação mais rápida”, explica o ortopedista Jefferson Coelho de Léo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

Isso significa menos cortes, procedimento mais rápido, e um pós-operatório mais confortável, que permite retorno antecipado à rotina.

De acordo com o ortopedista, a cirurgia por vídeo (endoscópica) é uma das principais opções dentro das técnicas minimamente invasivas. “É realizada por uma pequena incisão por onde inserimos a microcâmera e instrumentos finos. O procedimento é guiado por vídeo, com ampliação em alta definição, o que nos permite visualizar as estruturas com grande detalhe e precisão.”


Benefícios da cirurgia endoscópica da coluna para os pacientes

Pós-operatório com menos dor.

Incisão pequena, com cicatriz discreta.

Alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

Menor risco de complicações como infecção ou sangramento.

Retorno mais rápido às atividades, conforme orientação médica.

Planos de saúde cobrem tratamento

Jefferson Coelho de Léo - ortopedista

A cirurgia endoscópica para hérnia de disco está no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS) desde 2021, o que garante que pacientes com plano de saúde tenham acesso à técnica, informa o ortopedista Jefferson Coelho de Léo. No entanto, o ortopedista comenta que aproximadamente 80% dos casos que atende no consultório têm indicação para tratamento clínico, com fisioterapia, medicações e ajustes de hábitos de vida.

A Tribuna - Quais os casos mais comuns em seu consultório?

Jefferson de Léo - Atendo muitos pacientes com dor lombar irradiada para as pernas ou dor cervical com irradiação para os braços. Com frequência, o diagnóstico envolve hérnia de disco, bico de papagaio (artrose) ou compressão de raízes nervosas.

Na maioria dos casos — aproximadamente 80% — o tratamento é clínico, com fisioterapia, medicações e ajustes de hábitos de vida.

Quando o tratamento conservador não resolve, há limitação funcional importante ou perda de força, avaliamos a cirurgia de forma individualizada.

O que você tem buscado de novas tecnologias?

Tenho investido principalmente nas técnicas minimamente invasivas, com destaque para a cirurgia endoscópica da coluna (cirurgia por vídeo). Ela permite tratar hérnias de disco e estenoses por uma incisão de cerca de 8 mm, com menos cortes, menos dor e recuperação mais rápida. O paciente costuma andar no mesmo dia e, muitas vezes, tem alta já no dia seguinte.

Participo regularmente de cursos e congressos internacionais para atualização contínua e acompanho os avanços da via biportal, útil em casos selecionados.

Essa técnica é coberta pelos planos de saúde?

Sim. A cirurgia por vídeo para hérnia de disco está no rol da ANS desde 2021, o que garante que pacientes com plano de saúde tenham acesso a essa técnica. Essa inclusão ampliou a disponibilidade de um tratamento moderno, seguro e minimamente invasivo, que hoje já faz parte da realidade de muitos pacientes.

Em quanto tempo o paciente pode voltar a trabalhar?

Depende da atividade. Em funções administrativas ou atividades leves, o retorno costuma ocorrer em uma a duas semanas. Para atividades com esforço físico, o período é maior, sempre com avaliação e liberação médica individualizada.

E os bloqueios? Eles substituem a cirurgia?

O bloqueio aplica medicação diretamente no ponto da inflamação/irritação do nervo para reduzir a dor. Os bloqueios guiados por imagem têm papel importante em fases específicas da doença e, quando bem indicados, podem adiar ou até evitar a cirurgia.

Em situações de compressão nervosa com perda de força ou risco neurológico, a cirurgia costuma ser a alternativa com melhores resultados. Ainda assim, cada caso é avaliado individualmente, considerando o quadro clínico e as necessidades do paciente.

“
Em situações de compressão nervosa com perda de força ou risco neurológico, a cirurgia costuma ser a alternativa com melhores resultados. Ainda assim, cada caso é avaliado individualmente, considerando o quadro clínico e as necessidades do paciente Jefferson Coelho de Léo, ortopedista, Jefferson Coelho de Léo, ortopedista

          Imagem ilustrativa da imagem Cirurgia por vídeo garante mais segurança e conforto
Jefferson Coelho de Léo, ortopedista |  Foto: Conteúdo Especial

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia RELIGIÃO Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia RELIGIÃO Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM