MedSênior completa 15 anos promovendo bem envelhecer
Especializada no público com mais de 49 anos, a operadora de saúde transformou o setor, com cuidado preventivo e integrativo
Escute essa reportagem

O mundo vive a Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030), um movimento que desafia governos, empresas e sociedade a promoverem mais qualidade de vida, participação ativa das pessoas idosas e longevidade.
No Brasil, até 2040, quase 30% da população será composta por pessoas idosas. Esse cenário impõe novos desafios. E foi nesse contexto que, há 15 anos, a MedSênior, operadora especializada no público a partir dos 49 anos, identificou a oportunidade de liderar uma mudança profunda no setor.
“Fomos uma das primeiras operadoras de saúde dedicadas ao público sênior e nos destacamos por promover uma assistência preventiva e inovadora, que prioriza a prática médica humanizada e o cuidado integrativo”, afirma Maely Coelho, presidente da MedSênior.
O case Bem Envelhecer, que norteia a forma de atuação da companhia, é um dos principais diferenciais da MedSênior. Idealizado por Maycon Oliveira, diretor de Marketing e Vendas Digitais, a partir de uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto teve como objetivo reposicionar a marca, transformar a forma como se fala sobre envelhecimento e integrar ações de prevenção, inclusão digital, cultura e relacionamento.
“O conceito de ‘idoso’ ficou velho. Queremos mostrar que envelhecer é protagonizar uma nova fase da vida, com autonomia, saúde e propósito”, explica Maycon Oliveira.
O Bem Envelhecer tornou-se a espinha dorsal do programa de medicina preventiva da MedSênior, integrando cuidados físicos, mentais, sociais e espirituais.
“O programa nasce da escuta dos beneficiários e se desdobra em ações que vão de oficinas terapêuticas a programas tecnológicos de monitoramento remoto”, destaca Priscila Valentim, vice-presidente de Operações.
Atualmente, o portfólio de ações inclui as Oficinas de Saúde e o PRIME, uma linha de cuidado do Bem Envelhecer que oferece acompanhamento mais próximo e especializado para pessoas com doenças crônicas.
“Criamos o conceito do Bem Envelhecer e seguiremos investindo para que ele se fortaleça. É uma filosofia que envolve cuidado diário, prevenção e promoção de uma vida plena. Nosso olhar está no presente, mas o coração e a estratégia estão voltados para o futuro”, reforça Maely Coelho.

Podcast Bem Envelhecer é sucesso de audiência

O podcast Bem Envelhecer MedSênior se tornou um dos principais símbolos do programa homônimo. A iniciativa reúne especialistas, personalidades e idosos inspiradores para debater temas que vão de saúde e autonomia a cultura, tecnologia e longevidade.
Na apresentação estão a jornalista Luanna Esteves e o diretor de Marketing da MedSênior, Maycon Oliveira. A cada episódio, eles recebem convidados com trajetórias únicas, que compartilham experiências e conhecimentos capazes de inspirar, informar e transformar a forma como a sociedade vê o processo de envelhecimento.
Em pouco tempo, o podcast ultrapassou 1,8 milhão de visualizações e consolidou-se como referência nacional no debate sobre longevidade, expandindo o alcance do conceito de Bem Envelhecer para muito além do público beneficiário da MedSênior.
“O podcast é mais que conteúdo: é uma extensão viva do nosso propósito, levando informação, reflexão e inspiração para quem busca envelhecer bem”, reforça Maycon Oliveira.
Com duas temporadas já disponíveis, o programa aborda desde a importância de hábitos saudáveis e prevenção de doenças até histórias emocionantes de superação e reinvenção na maturidade. Os episódios são publicados mensalmente, sempre na primeira semana de cada mês, no canal da MedSênior no YouTube e no Spotify — criando um espaço de diálogo contínuo e acessível para todos que acreditam que envelhecer pode (e deve) ser sinônimo de viver melhor.
Número de beneficiários cresceu 45% no ano passado
O Bem Envelhecer gerou resultados expressivos para a MedSênior: em 2024, a operadora registrou um crescimento de 45% em sua carteira de beneficiários, impulsionado por um aumento de 135% na adesão aos canais digitais e pela consolidação das vendas online, que já representam 34% do total.
Além disso, a demanda pelos serviços aumentou 62% nas unidades próprias. Esses resultados colocaram a MedSênior em primeiro lugar entre as operadoras de saúde, considerando os indicadores de lucro líquido (20,6%) e a margem EBITDA (26,8%).
No ambiente digital, foram 108 milhões de impressões em campanhas, com destaque para 31 milhões de visualizações no Instagram e 5,2 milhões no YouTube. No campo presencial, a MedSênior promoveu 73 eventos ao longo de 2024 e inaugurou quatro novas unidades especializadas, ampliando sua presença física.
Com esses avanços, a operadora inicia 2025 com mais de 240 mil beneficiários e 44 unidades próprias, distribuídas em sete estados: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além do Distrito Federal.
Com planos de expansão, a MedSênior segue inaugurando unidades, ampliando serviços, incorporando novas tecnologias e fortalecendo a presença em eventos, pesquisas e ações comunitárias. O objetivo é liderar a transformação cultural do envelhecimento no país, inspirando pessoas a repensarem não apenas como querem viver hoje, mas quem desejam ser ao envelhecer.
Comentários