Agente da guarda de Cariacica ensina manobra que salva vidas
Jamily Buzato foi às ruas de Cariacica orientar a população sobre como fazer a manobra de Heimlich, usada para desengasgo
Escute essa reportagem

A manobra de Heimlich, utilizada para desengasgo em momentos de emergência, pode salvar vidas de adultos, crianças e até bebês de colo. Ela voltou a ficar em avidência após o garoto Silas Cabreira, de 14 anos, salvar o primo, de 13, que engasgou enquanto tomava leite com achocolatado no interior do Ceará.
Após o ocorrido, Silas contou que aprendeu a manobra assistindo a vídeos na internet e conversando com o irmão mais velho.
Para conscientizar a população, a Guarda Municipal de Cariacica simulou uma situação de engasgo na praça da avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. A importância de conhecer a manobra de Heimlich é ter capacidade de salvar vidas quando preciso, segundo a agente da GMC, Jamily Buzato.
“Essa manobra salva vidas. Você pode se deparar com uma situação de emergência quando menos esperar. Eu já exerci várias manobras de desengasgo, tanto em bebês quanto em adultos, e sei a importância de realizá-la da forma certa. É muito comum atendermos bebês engasgados com leite materno e idosos que aspiram comida enquanto se alimentam”.
Ao se deparar com uma emergência de engasgo, é importante, antes mesmo de iniciar a manobra de Heimlich, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), destaca a agente.
“Após o desengasgo, é importante atendimento médico para constatar que não houve nenhuma sequela ou resquício do alimento ou objeto que causou o engasgo”.
Jamily, que já trabalhou três anos no Samu, conta que agentes da Guarda de Cariacica estão recebendo capacitação para emergências de engasgo.
“Os guardas municipais estão cada vez mais preparados para realizar a manobra de Heimlich e executar procedimentos de primeiros socorros. Isso é ensinado durante o curso de formação”.
A manobra de Heimlich deve ser executada de maneira diferente em bebês e adultos. No caso de neném, é necessário posicioná-lo de bruços e aplicar cinco golpes interescapulares. Depois, o bebê deve ser virado de bruços e receber cinco compressões torácicas até o desengasgo completo do bebê.
Já em crianças a partir de 1 ano e adultos, é necessário se posicionar atrás da pessoa e buscar estabilidade para realizar a manobra.
Depois, a pessoa deve ser abraçada com as mãos fechadas e posicionadas dois dedos acima do umbigo, e receber movimentos dos braços para cima, de forma a expelir a causa do engasgo.
Bebê salvo por guarda
Um bebê de 37 dias foi salvo pela Guarda de Cariacica com a manobra de Heimlich.
A mãe abordou os agentes em Campo Grande pedindo ajuda, conta o secretário municipal de segurança, Cláudio Victor.
“A mãe saiu do carro muito nervosa e pedindo ajuda. O agente aplicou a manobra e desengasgou a bebê, que depois foi levada a um hospital particular de Cariacica para atendimento médico”.
Como fazer a manobra
Em bebês

Em recém-nascidos e bebês de até 1 ano de idade, é necessário posicionar o bebê de bruços, no antebraço, e aplicar cinco golpes entre as escápulas, ossos localizados na região superior das costas.
A segunda parte da manobra consiste em virar o bebê no outro antebraço, com a barriga virada para cima, e aplicar cinco compressões torácicas no diafragma com pressão.
Se o bebê não desengasgar, o procedimento deve ser repetido até o objeto que motivou o engasgo ser expelido ou até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado por meio do número 192.
Em crianças e adultos
Quando a criança completa 1 ano de idade, o procedimento em caso de engasgo é outro. O correto é se ajoelhar atrás da criança, buscando equiparar a altura, e colocar uma perna entre as pernas do pequeno, buscando estabilidade para realizar a manobra.
Em seguida, é necessário abraçar a criança, fechar uma mão e colocá-la entre dois dedos acima do umbigo dela. A segunda mão vai por cima da primeira.
Por fim, é necessário realizar movimentos para cima com os braços, buscando expelir o objeto causador do engasgo. Os movimentos devem ser realizados até o desengasgo ou chegada do suporte médico.
Em idosos e grávidas
Para mulheres gestantes, a manobra deve ser aplicada da mesma forma como realizada em adultos.
Porém, os agentes de segurança orientam a pressionar não a barriga, mas apenas o tórax, para não machucar o feto durante a manobra.
Já em idosos, a manobra também dever ser realizada da mesma forma como é aplicada em adultos, porém com mais cuidado, para não machucar o idoso ou gerar hemorragias, que podem ser desencadeadas devido à aplicação de força requerida para realizar o desengasgo.
Simulação de desengasgo
“Procedimento deveria ser ensinado nas escolas”

Riciane Queiroz participou da simulação de desengasgo, em Cariacica, e conta a importância da manobra de Heimlich.
“Já ajudei meu pai e um amigo que estiveram à beira da morte e, se eu não soubesse realizar o desengasgo, não sei o que teria acontecido. Esse é um conhecimento que deveria ser ensinado nas escolas para as crianças”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários