Band premia projetos que mudam a vida da população
Em sua 5ª edição, o Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 analisa as 5.568 cidades brasileiras em seis pilares
Escute essa reportagem

Gestões públicas mais eficientes e que transformam a vida dos cidadãos serão destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025.
Em sua 5ª edição, a iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, faz uma análise das 5.568 cidades em seis pilares que compõem o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).
São eles: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Além dos dados já coletados, projetos desenvolvidos pelas prefeituras, que garantam melhorias de infraestrutura e serviços à população, podem contribuir para aumentar a nota do município. Para isso, os gestores têm até domingo (31) para enviar suas iniciativas.
O evento de premiação da etapa estadual será realizado no dia 26 de novembro. Os melhores municípios ainda concorrem na etapa nacional.
A diretora comercial da Rede Tribuna, Lenise Loureiro, destacou a importância da premiação, que terá todos os municípios do Estado participando.
“Temos o propósito de reconhecer cada vez mais o protagonismo local e levarmos o Estado para a premiação nacional”.
O presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes) e prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, destacou a satisfação em receber o convite do Grupo Bandeirantes e da Rede Tribuna para, novamente, a entidade ser parceira da iniciativa.
“O Espírito Santo e os municípios capixabas se destacam nacionalmente por seus investimentos e pela busca constante de aprimorar os atendimentos e as entregas à população, com gestões modernas, eficientes, tecnológicas e sustentáveis”.
O prefeito parabenizou, ainda, a metodologia desenvolvida, que premia as cidades de acordo com a faixa populacional. “É uma premiação diferenciada e justa, pois entende que municípios pequenos têm demandas diferentes da Região Metropolitana, por exemplo. Dessa forma, reconhece as iniciativas considerando as particularidades locais”.
A diretora de jornalismo da TV Tribuna/Band, Janine Jordaim, enfatizou a importância das prefeituras inscreverem seus projetos no Prêmio Band Cidades Excelentes. “É uma oportunidade para destacar iniciativas voltadas para o desenvolvimento das cidades e até mesmo inspirar outros municípios a seguirem o mesmo caminho”.
Saiba Mais
Prêmio Band Cidades Excelentes 2025
O Prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.
O objetivo é incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.
Critérios
IGMA
A avaliação do prêmio é baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma desenvolvida para avaliar a gestão pública dos municípios por meio do mapeamento técnico e científico de dados públicos.
O índice inclui 71 indicadores divididos em 6 pilares:
- Governança, eficiência fiscal e transparência;
- Educação;
- Saúde e bem-estar;
- Infraestrutura e mobilidade urbana;
- Sustentabilidade;
- Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Projetos

Projetos desenvolvidos pelas prefeituras que garantem a melhoria da infraestrutura da cidade e da qualidade de vida dos cidadãos podem aumentar a nota do município.
As iniciativas devem ser apresentadas pelos gestores municipais até o 31 deste mês.
Para entrar em contato, basta enviar e-mail para [email protected] ou pelo WhatsApp +55 11 96274-2979.
Quem participa
O IGMA reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras, portanto todos os municípios brasileiros são inscritos automaticamente.
Aqueles municípios que enviarem projetos, no entanto, têm chance de aumentar sua pontuação.
Etapa estadual
A Etapa Estadual irá premiar os melhores desempenhos nos 6 Pilares e no IGMA por categoria populacional em cada estado, baseado na nota apurada em 2025.
O evento de premiação estadual será realizado no dia 26 de novembro, premiando os melhores municípios por categoria:
Menor ou igual a 30 mil habitantes
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Acima de 100 mil habitantes
Etapa nacional
Na Etapa Nacional, estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da etapa estadual. Para a quinta edição, a premiação será baseada na nota apurada em 2025, conforme regulamento. Sendo a categoria populacional:
Menor ou igual a 30 mil habitantes
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Entre 100 mil e 500 mil habitantes
Acima de 500 mil habitantes
Capitais
Uma cerimônia em Brasília vai reunir gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do País em cada pilar, considerando a categoria populacional.
O que eles dizem
Gestões eficientes

“Destacaremos em nossa TV, rádios e jornal os melhores resultados de gestões municipais eficientes, com base em números da educação, saúde, mobilidade, sustentabilidade, economia e transparência. Temos o propósito de reconhecer cada vez mais o protagonismo local e levarmos o Espírito Santo para a premiação nacional”.
Valorização

“Parabenizamos a Rede Tribuna e o Grupo Bandeirantes por dar destaque e valorização ao que os 78 municípios do Espírito Santo estão desenvolvendo, com a dedicação e compromisso dos prefeitos e prefeitas, secretários e suas equipes. A premiação será um momento para legitimar o que os municípios capixabas têm de melhor”.
Pilares

“Os 5.568 municípios do País são inscritos automaticamente, mas eles podem apresentar projetos em cada um dos pilares para melhorar a sua nota para o prêmio. O projeto que a prefeitura apresenta passa por uma banca avaliadora, que vai analisar a importância dessa iniciativa e o retorno para a população. Se isso tiver uma relevância, a banca vai pontuar para que o município melhore sua nota”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários