Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Olhos estão voltados ao Norte

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 19/08/2025, 12:16 h | Atualizado em 19/08/2025, 12:16

Imagem ilustrativa da imagem Olhos estão voltados ao Norte
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

Duas festas acontecem nesta semana no Norte do Espírito Santo e devem ganhar a atenção do mercado político capixaba. “Expolinhares 2025”, que a partir de quarta-feira (20), celebra os 225 anos da cidade; e “Viva Colatina”, a festa dos 104 anos da “Princesinha do Norte”, que começa na quinta-feira (21).

Expectativa é de que lideranças de todo o Estado passem pelas duas festas, de olho no eleitorado regional. Ricardo Ferraço (MDB), Lorenzo Pazolini (Rep), Arnaldinho Borgo (sem partido), além de deputados federais e estaduais, são presenças confirmadas, em uma peregrinação de pré-campanha.

Prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD) chegou a publicar vídeo ao lado do deputado Sergio Meneguelli (Rep) pintando bancos da cidade. O republicano se notabilizou por esse tipo de ação enquanto prefeito. Demonstra que ambos estão cada vez mais alinhados, e o deputado mais próximo do PSD.

Tem jogo “lá e cá”

Renzo foi recebido na última segunda-feira (18) no Palácio Anchieta pelo governador Casagrande (PSB). Entregou uma camiseta com o tema da festa da cidade e o convidou para a celebração. Também encontrou Marcelo Santos (União) e Erick Musso (Rep). Nesta terça-feira (19), já estará na presença do ex-governador Paulo Hartung (PSD), no lançamento do livro do ex-mandatário.

Possibilidades na Serra

O MP-ES vai avaliar a possibilidade de celebração de Acordo de Não Persecução Penal — medida alternativa prevista para crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, cuja pena mínima seja inferior a 4 anos — aos quatro vereadores da Serra que correm risco de serem afastados de seus mandatos por suposta corrupção. Prazo de análise será de cinco dias.

Comemoração sem fim!

Secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Júnior Abreu (PDT) não deixou barato a goleada do Vasco por 6x0 contra o Santos e aproveitou para “tirar onda”.

Publicou vídeo contando gols. Foram tantos que quase se perdeu. “Não foi um, nem foram dois, três... foram seis!”, comemorou.

Está em Brasília

O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União Brasil), viajou na segunda-feira (18) para Brasília, acompanhado do deputado federal Josias Da Vitória (PP). Conforme a coluna tem acompanhado, um pedido de intervenção ao União no Estado chegou a ser aceito pelo diretório nacional. Agora, segundo fontes da sigla, o presidente nacional, Antônio Rueda, chamou Marcelo para uma conversa. Expectativa de que presidência estadual passe em breve para ele.

Vereadores respiram aliviados em Guarapari

Após semanas de aflição por conta da possibilidade de perderem mandatos, os vereadores de Guarapari Felix Juliatti e Tainá Coutinho, ambos do PRD, estão respirando aliviados. Pelo placar de 4 a 3, o TRE-ES entendeu que a sigla não cometeu fraude à cota de gênero em 2024. Agora, as atenções se voltam ao DC, que pode ver Leandro Inácio (DC) perder o mandato. Partido é investigado pela mesma situação, e placar atual é de 5x0 em favor da derrubada da chapa.

Galeria 

Anúncio em breve

Presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel esteve também na última segunda-feira (18) com Philipe Lemos (PDT). Proximidade dos dois já vem sendo destacada pela coluna. A filiação de Lemos ao partido deve acontecer em breve.

Titular de CPMI

Senador Fabiano Contarato (PT) será titular da CPMI do INSS. A comissão investigará os descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões do INSS. A reunião de instalação e eleição de presidente e vice está marcada para amanhã.

Determinação do TCE-ES

Após fiscalização para analisar as ações de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis com foco em doenças cardiovasculares, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) fizeram uma série de recomendações aos municípios fiscalizados. Entre os problemas encontrados estavam a falta de planejamento e controle das capacitações na área de saúde cardiovascular, por exemplo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: