Apac renova "Estado de Atenção" sobre as chuvas nesta sexta-feira (15)
Recife entra em estágio de mobilização; Munícipios de Olinda e Paulista divulgam orientações para a população
Escute essa reportagem

A Agência Pernambucana de Águas e Clima de Pernambuco (Apac), renovou para o período da manhã desta sexta-feira (15), o estado de atenção para as chuvas na Zona da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. Segundo a agência, essas regiões estão classificadas como “laranja”, ou seja, podem ocorrer chuvas de moderada a forte.
A Zona da Mata Sul, que também aparece no comunicado, poderá ocorrer chuvas de moderada a pontualmente forte e por essa razão está classificada como alerta “amarelo”.
Chuvas nas últimas 24h
Os municípios com maiores acumulados de chuvas nas últimas 24h, de acordo com a Apac, são: Goiana (55,4 mm), Paulista (40 mm), Itamaracá (37,2 mm), Olinda (32.2 mm), Cortês (31.7 mm). Na publicação realizada nas redes sociais , a Apac ainda orienta a população a ficar atenta às orientações da Defesa Civil.
Recife entra em "estágio de mobilização"
Também nesta sexta-feira (15), a prefeitura do Recife informou que está em estágio de mobilização e atenta a questão das chuvas na capital. A gestão municipal orienta a população a acompanhar as informações do Centro de Operações do Recife (COP), mas diz que, no momento, “não há impacto significativo na rotina da cidade”.
Olinda e Paulista também orientam a população
Outros dois municípios, que estão entre os que tiveram maiores acumulados de chuvas nas últimas 24h, Olinda e Paulista, usaram suas redes oficiais para orientar a população. No caso da prefeitura de Olinda, a recomendação é de que, em caso de emergência, os moradores da cidade entrem em contato com a Defesa Civil pelos números 0800 081 0060, ou através do 99266 5307 (whatsapp). Já a cidade do Paulista, informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil e Guarda Municipal fortaleceram suas operações para garantir a segurança de todos. A prefeitura disponibilizou os contatos 81 99784 0270 (whatsapp) e 3371-7992 para atender a população.
Comentários