Janja conhece trabalho das marisqueiras de Itapissuma
Primeira-dama do país vai levar experiência coletiva das mulheres para a COP-30, que acontecerá em novembro
Escute essa reportagem

A primeira-dama Janja da Silva visitou a cidade de Itapissuma, no Grande Recife, nesta terça-feira (12). A visita faz parte da preparação sa socióloga para a COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA). Janja esteve na Colônia de Pescadores Z-10, a primeira do Brasil a ser presidida por uma mulher.
Janja participou de uma roda de conversa com marisqueiras, e nas redes sociais postou sua impressão sobre a visita: "Aqui no litoral norte pernambucano, as marisqueiras me contaram sobre o dia a dia do seu ofício e sua jornada na luta coletiva. São as mulheres das águas que representam cerca de 70% da força de trabalho da Colônia Z10 e, há décadas, desenvolvem economicamente e socialmente a região", registrou.
Janja estava acompanhada do ministro da Pesca e Aquicultura, o pernambucaano André de Paula, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Foi apresentado o projeto da Bioindústria de Transformação de Resíduos de Mariscos, que prevê que a partir deste semestre, marisqueiras irão receber uma renda adicional pelas cascas dos mariscos que antes eram descartadas. O material será processado e destinado para a produção de medicamentos, fertilizantes e ração de animais.
Ainda durante a visita, a primeira-dama fez a entrega de computadores a colônia de pesca. O prefeito de Itapissuma, Júnior de Irmã Teca, assinou o termo de adesão do município ao Programa Juventude Negra Vivam encabeçada pela ministra Anielle Franco e que tem o objetivo de reduzir as vulnerabilidades que afetam a juventude negra e a violência relacionada ao racismo estrutural.
Comentários