Inteligência Artificial pode deixar viagens aéreas mais caras. Entenda
Tecnologia que já vem sendo usada por empresa aérea limita acesso a passagens mais baratas, em uma tendência para o setor
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Um programa piloto de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela startup israelense Fetcherr para uma companhia aérea parceira tem gerado reações no setor. Segundo documento divulgado recentemente, a tecnologia substitui uma estrutura simples de preços por um modelo mais complexo, com maior número de classes tarifárias e oscilações frequentes nos valores.
A Fetcherr trabalha com companhias como a Delta Air Lines, que informou utilizar a ferramenta em 3% de sua malha doméstica e planeja expandir esse uso para 20% até o fim do ano. A startup descreve o sistema como um “modelo de mercado amplo”, com funcionamento semelhante ao de sistemas generativos como o Dall-E, da OpenAI, mas voltado à criação de estratégias de precificação.
No material promocional, a empresa diz que as estruturas de preços desenvolvidas “ultrapassam os limites cognitivos humanos”.
O objetivo, diz o cofundador e diretor de IA da Fetcherr, Uri Yerushalmi, é aumentar a receita por meio de uma “fase de exploração”, com ajustes de preço baseados em dados de mercado em tempo real.
O presidente da Delta, Glen Hauenstein, afirmou em novembro que a companhia estava testando ofertas otimizadas para clientes específicos, com variações de preço de US$ 20 ou US$ 40.
A ideia, segundo ele, é ajustar a oferta ao momento e ao perfil de cada passageiro. A divulgação da tecnologia provocou críticas. Um grupo de senadores democratas dos EUA, liderado por Ruben Gallego, enviou carta ao CEO da Delta, Ed Bastian, apontando riscos à privacidade e aumento de tarifas “até o ponto de dor pessoal” do consumidor.
O senador republicano Josh Hawley chamou o sistema de “a pior coisa que já ouvi da já terrível indústria aérea”. O deputado democrata Greg Casar propôs proibir o chamado “preço por vigilância”.
Em nota, a Fetcherr negou a personalização e afirmou que o software pode inclusive reduzir tarifas em períodos de baixa demanda. A Delta disse que a ferramenta é “supervisionada e ajustada por analistas” e que não usa precificação individualizada.
Antes, postagens da Fetcherr indicavam planos com base em comportamento do consumidor. Esse trecho foi excluído do site da empresa.
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