Caparaó Capixaba: aventura no terceiro ponto mais alto do país
Em Pedra Menina, porta capixaba para o Parque Nacional do Caparaó, aventureiros vivem trilhas, acampamentos e belas paisagens rumo ao Pico da Bandeira
Escute essa reportagem

Quem coloriu as paisagens do Caparaó Capixaba? Para quem crê, é praticamente impossível visitar a região e não parar para refletir sobre a grandeza da criação e para agradecer ao “maior pintor do mundo”. E é entre o verde das matas e o azul do céu que a região guarda um tesouro para quem ama natureza e aventura: o Pico da Bandeira. Com 2.891 metros de altitude, é o terceiro ponto mais alto do Brasil.
Apesar do pico estar no município de Ibitirama, a portaria no Espírito Santo para o Parque Nacional do Caparaó fica no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto. É no município que começa, do lado capixaba, a jornada rumo ao topo. E cabe a cada visitante planejar seu roteiro de emoções.
É possível, por exemplo, fazer a subida e a descida no mesmo dia, entrando no parque entre 7h e 9h. Os mais aventureiros, entretanto, optam por encarar a trilha na madrugada e tentar a sorte de assistir, lá do alto, ao nascer do sol, em um espetáculo de cores e um misto de emoções.
Para isso, é necessário ficar acampado em uma das duas áreas de camping existentes do lado capixaba: Macieira e Casa Queimada. Não precisa pagar para acessar o parque, mas é necessário agendar acampamento.
Da portaria até a Macieira, são quatro quilômetros. Percurso que pode ser feito de carro comum. Da Macieira até a Casa Queimada são cinco quilômetros, com acesso recomendado para veículos com tração 4x4. Daí pra frente, são mais cinco quilômetros a pé até o pico.
O percurso demanda preparo físico e psicológico. As trilhas são íngremes, a temperatura pode mudar rapidamente, e é a força de vontade que empurra até o topo.
O Parque Nacional do Caparaó, entretanto, é um destino sensacional, mesmo para quem não está disposto ou ainda não se sente preparado para encarar a experiência de chegar ao cume. É possível viver momentos memoráveis nos atrativos que existem pelo caminho.
Um exemplo é a Cachoeira do Aurélio: basta chegar ao acampamento da Macieira e percorrer uma trilha relativamente leve de um quilômetro para encontrar uma combinação de cores e uma paisagem exuberante formada pela mata, pelo céu, pelo sol e pelas águas cristalinas.
Cenas do Parque Nacional do Caparaó


O que você precisa saber
A portaria de acesso ao Parque Nacional do Caparaó pelo Espírito Santo fica no distrito de Pedra Menina. Não precisa pagar para entrar.
É possível subir até o Pico da Bandeira no passeio bate e volta, durante o dia. Para isso, a entrada no parque deve ocorrer entre 7h e 9h da manhã.
Outra opção é fazer a subida de madrugada, para tentar ver o sol nascer do alto do Pico da Bandeira, Para isso, é necessário ficar acampado no parque.
Existem duas áreas de camping do lado capixaba: Macieira e Casa Queimada, equipadas com banheiro, mesas e área para churrasco.
Para ficar nos acampamentos é preciso agendar pelo site www.gov.br/icmbio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 97895-7522.
A distância entre a portaria do parque e o acampamento da Macieira é de 4 quilômetros. É possível chegar lá com carro comum. Da Macieira até a Casa Queimada são 5 quilômetros, em um percurso com acesso mais difícil, recomendado para veículos com tração nas quatro rodas. Da Casa Queimada até o Pico da Bandeira são 4,9 quilômetros de trilha a pé.
A melhor época para subir até o Pico da Bandeira é de maio a setembro, por se tratar de um período de estiagem. É preciso ter preparo físico para fazer a trilha, por haver trechos íngremes e pela variação de temperatura. O uso de lanterna individual é obrigatório.
O Parque Nacional do Caparaó tem diversos atrativos, além do Pico da Bandeira. Cachoeiras e mirantes podem ser acessados ao longo do dia, em trilhas com percursos recomendados, inclusive, para crianças e idosos.
Onde comer e se hospedar
Casa Primitivus Pousada e Restaurante
Em Pedra Menina. Contato: (22) 98807-9991.
DuCamping
Em Pedra Menina. Contato: (28) 99996-3460.
Flor de Café Pousada e Cafeteria
Em Pedra Menina. Contato: (28) 99958-1772.
Cafeteria Onofre
Em Pedra Menina. Contato: (28) 99983-8373.
Casa Vizeu
Em Pedra Menina. Contato: (22) 98801-4356.
Pousada e Restaurante Casa do Lago
Em Pedra Menina. Contato: (28) 99910-6140.
Serra da Seriema Cafeteria e Piquenique
Em Pedra Menina. Contato: (32) 99808-0276.
Flügel Bierhaus Cervejaria
Em Pedra Menina. Contato: (28) 99988-1786.
Pousada e RPPN Águas do Caparaó
Em Dores do Rio Preto. Contato: (28) 99985-2844.
Recanto dos Ipês Pousada e Café
Em Pedra Menina. Contato: (28) 999/30-3340.
Rudá Bistrô
Em Pedra Menina. Contato: (32) 98868-2439.
Vovô Nininho Cafeteria e Hospedagem
Em Forquilha do Rio. Contato: (32) 99121-8236.
Vale das Quaresmeiras
Em Mundo Novo. Contato: (28) 99929-0436.
Água Marinha Pousada
Em Pedra Menina. Contato: (28) 99979-3180.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários