Santuário Bom Pastor tem atividades suspensas após apresentar problemas estruturais
Segundo o texto, vistorias realizadas em 2024 e em fevereiro deste ano indicaram sinais como fissuras e desplacamento do concreto, entre outros
Escute essa reportagem

As atividades do Santuário Bom Pastor, localizado em Campo Grande, Cariacica, foram suspensas após vistorias técnicas apontarem que o local apresenta problemas estruturais. A interdição temporária foi determinada por dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, que divulgou nesta segunda-feira (11) uma nota sobre o caso.
No decreto, o arcebispo aponta as razões que levaram à suspensão temporária das atividades no Santuário e indica os locais onde as mesmas acontecerão durante o período de suspensão.
Segundo o texto, vistorias realizadas em 2024 e em fevereiro deste ano indicaram sinais como fissuras, desplacamento do concreto, corrosão das armaduras metálicas e presença de substâncias químicas acima dos limites estabelecidos no local.
Ainda de acordo com a publicação, os resultados foram analisados pela Defesa Civil Municipal de Cariacica e também pela Defesa Estadual, que recomendaram medidas preventivas, estudos aprofundados e monitoramento contínuo do local para preservar o patrimônio e garantir o bem-estar da comunidade. Desta forma, o arcebispo dom Ângelo Mezzari optou pela suspensão temporária das atividades do Santuário.
"Fica determinada, a partir da data de publicação deste Decreto, a suspensão temporária das atividades no Santuário Bom Pastor, especificamente na área do templo sagrado (nave) e no subsolo (estacionamento), abrangendo quaisquer atividades pastorais, litúrgicas, administrativas e de circulação.
Parágrafo único: a suspensão da atividade mencionada no caput durará por prazo indeterminado, até que sejam efetuados estudos técnicos detalhados, com vistas à garantia do bem-estar da comunidade reunida e à preservação do patrimônio", diz o decreto.
O decreto determina, ainda, que a comunidade será temporariamente remanejada para espaços providenciados pela Mitra Arquidiocesana de Vitória e pela Paróquia Bom Pastor de Campo Grande. Durante a suspensão, a realização de celebrações eucarísticas semanais e dominicais serão realizadas no auditório da própria paróquia e em espaço externo devidamente preparado, respectivamente.
A nota de esclarecimento também foi divulgada pelo Padre Anderson Gomes, reitor e pároco do Santuário Bom Pastor. Nas redes sociais, ele escreveu. "Segue o Decreto de Dom Ângelo Mezzari sobre a interdição temporária do Santuário Bom Pastor". Confira na íntegra:
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários