Quem é Maumau, suspeito de fazer parte de esquema de promoção ilegal do ‘Jogo do Tigrinho’
Escute essa reportagem
O influenciador digital Maurício Martins Junior, conhecido como Maumau ZK, foi preso nesta quinta-feira, 7, durante operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, porque os agentes encontraram em sua casa, em Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo, uma arma de fogo com numeração raspada. Ele foi indiciado por posse de arma de fogo de uso restrito, crime previsto no artigo 16 da lei 10.826/2003 e punido com prisão pelo período de três a seis anos, além de multa.
A polícia não foi à casa dele por causa da arma, encontrada casualmente. O objetivo inicial era busca e apreensão de documentos para uma investigação realizada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro do Rio de Janeiro sobre um esquema ilegal de promoção de jogos de azar online, como o popular “Jogo do Tigrinho”. Trata-se da Operação Desfortuna, deflagrada nesta quinta-feira pela Polícia Civil do Rio, cujos alvos são 15 influenciadores digitais que usam as redes sociais para divulgar esse e outros jogos semelhantes.
Em nota publicada nas redes sociais, Maumau afirma que está colaborando com as autoridades. “Neste momento, todas as medidas legais estão sendo tomadas e a equipe jurídica está acompanhando o caso de perto. Reforçamos nosso compromisso com a transparência e responsabilidade, e pedimos compreensão até que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos.”
Segundo a Polícia Civil do Rio, a investigação identificou sinais de enriquecimento incompatíveis com a renda declarada pelos influenciadores, que nas redes sociais ostentam estilos de vida luxuosos, com viagens internacionais, veículos de alto padrão e imóveis de alto valor. Relatórios de inteligência financeira indicaram movimentações bancárias suspeitas que, somadas, ultrapassam R$ 4 bilhões.
Além da promoção de jogos ilegais, os investigados são suspeitos de integrar uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas entre divulgadores, operadores financeiros e empresas de fachada. A estrutura seria usada para ocultar a origem ilícita dos recursos, caracterizando lavagem de dinheiro.
Maumau tem 41 anos, é casado e tem uma filha de um mês. Mora em um condomínio de luxo e tem mais de 3 milhões de seguidores em redes sociais, onde divulga vídeos e fotos de uma rotina de luxo que envolve a própria mansão, carros de luxo, passeios de moto aquática, festas e viagens.
Maumau ganhou fama nas redes sociais com vídeos de humor em treinos na academia com amigos influenciadores fitness.
Comentários