Acordo pode suspender mandato de Marcos Do Val
Movimentação no Senado visa suspender mandato de Do Val em troca de flexibilização das medidas cautelares aplicadas pelo Supremo
Siga o Tribuna Online no Google
Em reunião de líderes realizado na quarta-feira (06), o Senado decidiu recorrer contra as medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes contra o senador Marcos Do Val (Podemos-ES).
Por outro lado, a Mesa Diretora da Casa deverá suspender o mandato do político capixaba. As informações são da colunista do Jornal O Globo Malu Gaspar.
A suspensão faria, segundo Gaspar, parte de um acordo entre ministros do STF a Mesa Diretora da Casa, para que Moraes aceite revisar as medidas cautelares aplicadas ao capixaba.
Entretanto, o senador disse ao jornal Metrópoles que rejeita eventual acordo entre STF e Senado. “Querem que eu aceite um acordo para deixar o mandato e, no meu lugar, assumir a minha suplente, que é de esquerda. Isso não vai acontecer. Nem eu nem a oposição aceitamos esse acordo. Rejeito”, declarou.
“O que queremos é que tirem as medidas cautelares impostas contra mim para não haver confronto institucional com o Senado.”
Do Val foi ao Senado na quarta-feira (06) usando tornozeleira eletrônica, acessório de monitoramento que passou a usar por decisão do ministro do STF.
Além de restringir a circulação do senador, a decisão de Moraes determinou o bloqueio de todas as contas bancárias, “inclusive para recebimentos de salários e de quaisquer tipos de transferências”.
“O mandato (Do Val) é inviolável. Medidas cautelares têm que ser referendadas pelo plenário. Optou o presidente por pedir a revisão disso. A rigor, o procurador do Senado, Alessandro Vieira, pedirá a mesa que analise o afastamento por seis meses”, disse o senador Cid Gomes (PSB-CE), após a reunião de líderes.
Acorrentados
Políticos bolsonaristas se acorrentaram à Mesa do Plenário do Congresso em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, e prometem deixar o local apenas se o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes entrar na pauta.
A cena foi liderada pelos senadores Magno Malta (PL-ES) e José Seif (PL-SC), e incluiu a participação de outros senadores da direita, como Damares Alves (Republicanos-DF).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários