Beleza fermentada: formas de tratar a pele com ajuda das 'bactérias boas'
Cosméticos utilizam ingredientes vegetais que foram fermentados por microrganismos, o que proporciona uma série de benefícios
Escute essa reportagem

A indústria da beleza está sempre se revolucionando, e um tópico que tem chamado a atenção é o dos cosméticos fermentados, produzidos com a ajuda de bactérias. Já ouviu falar sobre?
Eles são amplamente utilizados no Japão e Coreia do Sul, devido aos benefícios obtidos por processos naturais. Ao jornal A Tribuna, médicas explicaram sobre seu funcionamento.
Segundo a dermatologista Oliete Guerra, os cosméticos fermentados utilizam ingredientes vegetais que foram fermentados por microrganismos.
Pelo processo de fermentação, existe a transformação dos ingredientes em compostos potentes, que são mais facilmente absorvidos pela pele. “Há o aumento da concentração de substâncias benéficas. Isso é o que os torna diferentes. Eles têm menos produtos sintéticos”, afirmou.
A dermatologista Karina Mazzini disse que o ingrediente fermentado é mais compatível com a microbiota da pele e, por isso, a hidratação e nutrição são muito maiores. Além disso, citou que a fermentação gera antioxidantes, algo que é muito positivo.
“Ácido hialurônico, ácido lático e a niacinamida são ingredientes que podem ser fermentados, aumentando sua eficácia”, contou.
De acordo com a médica Renata Melo, cosméticos fermentados ajudam a hidratar e reduzir inflamações, e, “por serem mais suaves, são uma excelente opção para peles sensíveis, porque costumam causar menos reações”.
Especialistas apontam que, ao incorporar cosméticos fermentados na sua rotina de cuidados, é importante considerar o tipo de pele e as necessidades específicas. Portanto, antes de fazer o uso dos produtos, é recomendado ir ao médico antes para ter orientações de qual produto usar.
Oliete Guerra pontuou que os cosméticos fermentados estão em uma fase em que grandes laboratórios estão pesquisando sobre eles. “Ainda estou aguardando mais estudos para poder indicá-los”.
A comerciante Letícia Souza, de 35 anos, acredita ser muito importante cuidar da pele e tem uma rotina de skincare que inclui ácido hialurônico, vitamina C e protetor solar. Ao pesquisar sobre cosméticos fermentados, disse ter ficado interessada em usá-los e avalia incluí-los em sua rotina.

Produtos oferecem ação mais intensa
Cosméticos fermentados
O que são?
São produtos que usam ingredientes naturais (frutas, plantas, flores) que passaram por um processo de fermentação por meio de microrganismos como bactérias e fungos.
Assim, os ingredientes são transformados em partículas menores, mais concentradas e com fácil absorção.
Benefícios
Eles penetram melhor na pele e têm ação mais intensa. Ajudam a hidratar, reduzir inflamações e equilibrar a microbiota da pele. Por serem mais suaves, são uma excelente opção para peles sensíveis, porque costumam causar menos reações.
Atenção
Apenas o uso dos cosméticos fermentados não é suficiente para manter o microbioma cutâneo saudável e outros cuidados são importantes, como evitar o uso excessivo de sabonetes agressivos e optar por tomar banhos frios ou, no máximo, mornos, pois a água quente remove a barreira de proteção da pele.
Fonte: Médicas entrevistadas e pesquisa AT.


MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários