Dia Internacional da Cerveja: curiosidades e os sabores mais amados no Brasil
Criada por amigos nos EUA, data celebra uma das bebidas mais consumidas do mundo e destaca o Espírito Santo no cenário cervejeiro
Escute essa reportagem

Sextou com gostinho especial! Nesta sexta-feira (1) é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. A data foi criada por um grupo de amigos dos Estados Unidos em 2007 e atualmente é comemorada em cerca de 80 países, incluindo o Brasil, sempre na primeira sexta de agosto.
E não poderia ser diferente. De acordo com o Relatório Global do Consumo de Cerveja, da empresa Kirin Holdings, o País é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo.
E para comemorar em grande estilo, o Tribuna Online traz uma lista de curiosidades sobre uma das bebidas mais antigas do mundo.
Origem e popularização da bebida
Segundo historiadores, a origem da cerveja remonta a cerca de 10 mil anos antes de Cristo (a.C). Foi nessa época que os seres humanos começaram a cultivar cereais e logo descobriram que eles poderiam ser transformados em bebidas fermentadas.
Já de acordo com a Enciclopédia Britannica, uma plataforma de dados educacional com sede no Reino Unido, existem hieróglifos egípcios e 2400 a.C que detalham o processo de produção da bebida.
Após a Revolução Industrial, a produção da cerveja foi mecanizada, possibilitando que a bebida se espalhasse pelo mundo. No Brasil, a bebida chegou primeiramente com os holandeses, mas se popularizou de fato a partir da criação de pequenas cervejarias em 1850.
Tipos de cerveja
Se engana quem pensa que toda cerveja é igual. Atualmente, existem cerca de 150 tipos diferentes da bebida. Das mais leves às mais amargas, as cervejas são categorizadas em famílias com base nas características que apresentam.
Pilsen

A pilsen é uma cerveja leve, que apresenta tons mais claros e amargor moderado. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), essa é a preferida entre jovens de 18 a 25 anos e mulheres de todas as idades.
Lager

Essa é uma cerveja popular. De baixa fermentação, a Lager é fermentada em temperaturas baixas. Também tem gosto mais leve e seu amargor fica entre médio e alto.
IPA

A India Pale Ale (IPA) é uma cerveja de alto teor alcóolico e amargor pronunciado. Segundo o relatório Retrato dos Consumidores de Cerveja, de 2023, a IPA aparece como o estilo mais consumido entre os entrevistados.
Bock

Essa é uma cerveja mais escura, geralmente mais consumida no inverno. Originária da Alemanha, possui alto teor alcóolico e gosto maltado e suave. Essa aparece como a sétima mais consumida no relatório.
Weissbier

A weissbier é um tipo de cerveja com sabor mais ácido e refrescante. Também originária da Alemanha, ela aparece como a segunda mais consumida pelos entrevistados do relatório.
A cerveja no ES
Ao longo dos anos, o Espírito Santo tem que se consolidado no ramo da produção de cervejas. Segundo o anuário da Cerveja de 2023 do Sindicerv, o ES é o terceiro estado com maior número de cervejarias por habitantes.
Ainda segundo o relatório, Vila Velha é o município com maior número de cervejarias registradas no Estado, ficando na 15ª posição nacional.
* Estagiária sob a orientação de Weslei Radavelli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários