Guardas Municipais de Olinda recebem autorização para portar armas de fogo
Liberação foi dada nesta segunda-feira (28). Cerca de 80 agentes devem passar por treinamento e avaliações
Escute essa reportagem

A partir desta segunda-feira (28), os guardas municipais de Olinda estão oficialmente autorizados a portar arma de fogo em serviço ou fora dele. A informação foi dada pela Prefeitura de Olinda. A Guarda Municipal da cidade passa a integrar o grupo de corporações de Pernambuco cujos agentes já estão habilitados, pela Polícia Federal, a atuar armados, a exemplo do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana. Recife também já pediu autorização à Polícia Federal neste sentido, mas ainda não obteve retorno.
Em Olinda, nesta primeira etapa, oito guardas municipais receberam o porte de arma de fogo. A prefeitura informou que outros 72 integrantes da corporação já estão em processo de qualificação para também receber a autorização.
TREINAMENTO
A liberação passa por um processo de capacitação, avaliação e fiscalização dos guardas municipais. Os agentes passaram por um curso de armamento e tiro com carga horária de 100 horas-aula e avaliação supervisionada da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos. Durante o treinamento, foram realizados 280 disparos com arma de fogo, sendo 236 em fase de instrução e 44 em avaliação prática em alvo multicolorido a sete metros de distância. A prova final foi supervisionada presencialmente por agentes da Polícia Federal. Os guardas também foram submetidos a exame psicotécnico e aprovados, informou a gestão municipal.
A concessão do porte de arma exige ainda que o município disponha de mecanismos de controle e fiscalização interna. Em Olinda, uma corregedoria atuará permanentemente para monitorar a atuação dos agentes armados e coibir eventuais excessos, garante a prefeitura.
Comentários