Série mostra detalhes de assassinato de ator de "Chiquititas"
Em três episódios, “O Assassinato do Ator Rafael Miguel” traz relatos exclusivos sobre a morte do jovem e de seus pais em 2019
Escute essa reportagem

Um crime que chocou o Brasil em 2019 foi o assassinato do ator Rafael Miguel, 22, e de seus pais, João Alcisio Miguel, 52, e Miriam Selma Miguel, 50. Após seis anos, a HBO Max traz para o streaming uma série documental que revive o caso.
Com estreia marcada para quinta-feira (31), “O Assassinato do Ator Rafael Miguel” é dividida em três episódios, voltando no tempo e trazendo relatos exclusivos, assim como detalhes inéditos sobre a investigação.
Rafael Miguel é lembrado pelo papel de Paçoca em “Chiquititas”, 2013, e campanhas publicitárias feitas na infância, quando ficou conhecido como “o menino do brócolis”. Ele tinha um relacionamento com Isabela Tibcherani, que era completamente desaprovado por Paulo Cupertino, pai da jovem.
O crime aconteceu em 9 de junho de 2019 na Zona Sul de São Paulo. O ator, sua mãe e seu pai deixaram Isabela na casa em que ela morava com a mãe, e foi nesse momento que os três foram assassinados, com câmeras de segurança gravando tudo.
Sete tiros atingiram Rafael, já João foi atingido por quatro disparos, enquanto Miriam acabou baleada duas vezes. Cupertino, principal suspeito, fugiu e ficou foragido por quase três anos, até ser capturado em maio de 2022.
Neste ano, houve seu julgamento e, mesmo se declarando inocente, foi condenado por triplo homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas, terminando com a condenação a 98 anos de prisão.
“Quando eu conheci o Rafa, descobri o que era o sentimento de estar apaixonada. Eu queria estar com ele, mas eu tinha sempre que pensar em uma alternativa. Meu pai não gostava. Era preciso muito pouco para que ele se tornasse a figura agressiva que sempre foi”, disse Isabela na prévia da obra.
A série documental mostrará a convivência da jovem com Cupertino. “Conseguia escutar ele batendo na minha mãe. Ele torturou a minha mãe. Não é fácil você ser filha de um assassino. Ele me causou a maior dor que uma pessoa pode passar”.
Dirigida por Mauricio Dias, que também já trabalhou no documentário “João de Deus: Cura e Crime”, de 2021, a obra promete um olhar profundo e sensível sobre a tragédia.
Estreias da semana
1. “Furacão Katrina: Corrida Contra o Tempo” (2025) - Série/ Documentário. Imagens de acervo e relatos revelam como um desastre natural se transformou em uma tragédia nacional nesta série histórica imperdível. Disney+, amanhã.
2. “Desastre Total: Storm Area 51” (2025) - Filme/Documentário. Uma piada que viralizou sobre invadir uma base secreta da Força Aérea dos EUA gera um frenesi movido a memes e deixa os militares em alerta nesta história real bizarra. Netflix, terça-feira.
3. “Pecados Inconfessáveis” (2025) - Série/Drama. Presa em um casamento abusivo, uma mulher encontra consolo em um caso com um homem mais jovem. Mas a paixão logo vira um jogo perigoso de sobrevivência. Netflix, quarta-feira.
4. “Miley Cyrus: Something Beautiful” (2025) - Especial/Música. Uma ópera pop única envolvida pela fantasia, apresentando treze músicas originais e inéditas do álbum visual Something Beautiful, de Miley Cyrus. Disney+, quarta-feira.
5. “Coração de Vidro” (2025) - Série/Romance. Uma baterista amadora é expulsa da própria banda. Mas tudo muda para melhor quando ela recebe um convite de um músico cheio de talento. Netflix, quinta-feira.
6. “Marcada” (2025) - Série/Suspense. Desesperada para pagar a cirurgia que pode salvar a vida da filha, a ex-policial Babalwa pede ajuda a uma pessoa inusitada para organizar um assalto. Netflix, quinta-feira.
7. “Leanne” (2025) - Série/Comédia. Quando o marido decide se separar para ficar com outra, uma mãe conta com o apoio de sua família amorosa, mas totalmente sem filtros, para recomeçar. Netflix, quinta-feira.
8. Novocaine: À Prova de Dor (2025) - Filme/Ação. Nathan Caine, um homem quieto e introvertido, nasce com uma doença genética rara que o torna imune à dor física. Quando sua nova namorada é feita de refém durante um assalto a banco, sua dor se torna seu superpoder. Paramount+, quinta-feira.
9. “Sereno, o Panda Zen” (2025), 4ª temporada - Série/Animação. Os irmãos Karl, Addy e Michael têm um vizinho muito especial: um sábio panda chamado Sereno. As histórias e amizade deste panda zen oferecem uma nova perspectiva do mundo, deles próprios e da relação entre as pessoas. Apple TV+, sexta-feira.
10. “Chefe de Guerra” (2025) - Série/Drama. Conta uma história emocionante e sem precedentes da unificação e colonização das Ilhas Havaianas no final do século XVIII. O feroz guerreiro Ka'iana embarca em uma missão para unir seu povo em meio a conflitos e ameaças externas. Apple TV+, sexta-feira (1).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários