Aventura em rota com mais de 10 cavernas em Domingos Martins
Ao todo, há cerca de 25 cavernas na região de São Floriano, mas apenas parte delas é explorada
Escute essa reportagem

A região das montanhas capixabas é riquíssima em destinos sensacionais. Somente no município de Domingos Martins, são mais de 10 rotas e circuitos turísticos, com atrativos naturais e empreendimentos que proporcionam experiências imperdíveis. Uma delas é a Rota das Cavernas e Plantas Medicinais, em São Floriano, no distrito de Aracê.
Atualmente com nove empreendimentos turísticos em pleno funcionamento, a rota tem tudo para crescer em atrativos e em quantidade de visitantes. O passeio une natureza, cultura e sabores locais e vem ganhando destaque por oferecer vivências únicas em meio a grutas, trilhas e saberes tradicionais da região.
Estima-se que existam cerca de 25 cavernas na localidade, das quais mais de 10 já são exploradas turisticamente.
Uma das vivências mais procuradas pelos visitantes é a descida de aproximadamente 40 metros até uma adega subterrânea montada dentro de uma das cavernas. Lá, repousam vinhos envelhecidos há cerca de cinco anos, sob condições naturais de temperatura e umidade.

É o Vinho da Caverna, produzido na propriedade por Paulo César Soncini Giera, que é presidente da Associação de Empreendedores e Amigos da Rota das Cavernas e Plantas Medicinais (Arcaplam).
A experiência custa R$ 60 por pessoa, com grupos limitados a cinco visitantes por vez, e precisa ser agendada. Tudo é feito com segurança, com uso de equipamentos de proteção e mecanismos que contribuem para que o percurso seja mais tranquilo.
“Estávamos procurando água na propriedade e, nessa busca, descobrimos as cavernas. A ideia era encontrar uma nascente, mas acabamos encontrando um mundo subterrâneo”, conta Paulo César.
Outra opção para os aventureiros é a Trilha das Cavernas, que percorre cerca de 15 cavernas ao longo do trajeto. O passeio, guiado, sai por R$ 120 por pessoa e permite um mergulho na geologia, com formações rochosas impressionantes em meio à mata nativa.
Na mesma propriedade onde ficam as cavernas está o Apiário Gierinha, onde vivem 16 espécies de abelhas, sendo 15 delas sem ferrão. O mel produzido no apiário é vendido em cidades capixabas e até fornecido para escolas. A produção anual varia de três a quatro toneladas de mel, e os visitantes podem até experimentar a delícia diretamente das colmeias. Por lá, também tem uma loja onde é possível adquirir os produtos.
Entre cavernas, vinhos e o doce sabor do mel, a Rota das Cavernas e Plantas Medicinais desponta como um destino inovador de turismo de experiência nas montanhas capixabas.
Beleza das orquídeas

O orquidário Chalé Verde, à margem da BR-262, é uma parada imperdível para quem aprecia a beleza das flores. Belos exemplares de orquídeas estão disponíveis para compra. Também tem um viveiro com suculentas, que podem ser adquiridas separadamente ou em lindos arranjos que dão um toque especial a qualquer decoração. Alexandro e Zélia Peterli atendem os visitantes e explicam com prazer sobre as características das espécies e os cuidados de que elas necessitam. Abre todos os dias, das 7h às 18h.
Morangos no meio do caminho

Na beira da estrada, a figura de um morango gigante. Quem segue no sentido Vitória/Pedra Azul se depara com essa cena e, muito provavelmente, com um casal vendendo morangos. E são morangos frescos, recém-colhidos! Emílio e Gracieli Peterli são proprietários do Morangos 262, empreendimento da Rota das Cavernas e Plantas Medicinais, em Domingos Martins. No sítio da família, eles cultivam outras frutas que, dependendo da época, também são vendidas à margem da rodovia. Dica: se quiser parar para comprar e estiver sem dinheiro em espécie, eles disponibilizam até Wi-Fi para você fazer o pix!
Por dentro do cultivo de cogumelo

Plantação de cogumelos comestíveis? Sim! Em São Floriano, Domingos Martins, o Cogumelos Canal, empreendimento da Rota das Cavernas e Plantas Medicinais, cultiva cogumelos de diversos tipos, e os turistas podem conhecer os galpões onde isso acontece e aprender sobre o processo. “Cogumelos são fungos e o cultivo deles envolve vários processos, da introdução no substrato à colheita”, explica Elcio Canal. A esposa dele, Adriana, reforça que os visitantes também conseguem adquirir cogumelos frescos e em conserva na loja da propriedade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários